Jalser Renier: "Como um deputado que responde a processos pode falar do ficha limpa
Estou produzindo uma matéria sobre o projeto ficha limpa com parlamentares estaduais e federais de Roraima. Dos estaduais resolvi conversar com Flamarion Portela (PTC), Marília Pinto (PSB), Jalser Renier (DEM) e Erci de Moraes (PPS). Dos federais já ouvi Édio Lopes (PMDB).


A todos fiz perguntas semelhantes respeitando, claro, as peculiaridades, o perfil e a trajetória política de cada um. Quis saber se eles são favoráveis ou não à proposta, qual o impacto do projeto se aprovado, importância da matéria, credibilidade da classe política etc. 

O último dos estaduais a ser ouvido foi o líder do governo, Jalser Reinier. Tasquei-lhe a pergunta de pronto: “O senhor é favorável ao projeto ficha limpa? Reação inicial: vacilo, falta de resposta imediata. E depois a resposta: “projeto ficha limpa… projeto ficha limpa…o que eu vou dizer sobre sobre o projeto ficha limpa? Eu não vou responder essa pergunta, não”.

Em seguida, o complemento: “Como é que um deputado que responde a processos, chegou a ser preso pode falar sobre o projeto ficha limpa? Mas digo uma coisa: Só considero que se pode falar nessa história de ficha limpa e ficha suja, quando o candidato tiver o seu processo transitado em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF)”.

Só para lembrar: o deputado Jalser Renier foi um dos implicados no escândalo dos gafanhotos, que explodiu em Roraima e repercutiu em todo o Brasil em 2003, durante a gestão do ex-governador e atual depuado estadual Flamarion Portela. Na época, 22 dos 24 deputados tiveram seu nome envolvido no esquema e alguns ou foram presos ou tiveram familiares detidos. Renier foi preso, como ele mesmo lembrou.
 
O “escândalo dos gafanhotos” era um esquema de desvio de recursos públicos da folha de pagamento do estado, com o uso de servidores fantasmas, os chamados laranjas.

Pelo menos ele foi sincero, na conversa com este repórter.

O material completo com os outros entrevistados vai estar na edição de amanhã na edição do jornal Monte Roraima.

Technorati Marcas: blogueiro repórter,administração pública,blogosfera política,corrupção,ficha limpa,eleições 2010
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " O projeto ficha limpa e a minha entrevista com o deptuado Jalser Renier "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.