Roraima quer internet banda larga de verdade e em todos os municípios

By Luiz Valério quinta-feira, 20 de maio de 2010
Meus caros @migos,

Está surgindo em Roraima um movimento pela disponibilização da internet banda larga de verdade. O que nos tem sido oferecido pela Oi é um engodo, que não condiz com os termos do Ato 7.828/2008 da ANATEL.

O Governo Federal, na ocasião em que a Oi/Telemar e Brasil Telecom resolverem se unir, impôs uma série de condições, exigências e responsabilidades para nova nova empresa que então surgiu: a BrOi, como diria Paulo Henrique Amorim.

Uma dessas exigências estabelecidas pelo governo no Ato 7.828/2008 é a de que a Oi se obragaria a levar infra-estrutura de fibra ótica para Boa Vista até dezembro de 2009 e comercializar banda larga em todo o Estad até 2011. Eu disse em todo o Estado.

Até agora, a operadora tem descumprido o cronograma, que segue abaixo:

    * disponibilizar internet banda larga em seis municípios até 31/10/2009;
    * estender a disponibilização da banda larga para 12 municípios até 31/10/2010;
    * E completar a oferta para todos os municípios do Estado até 31/10/2011.

Basta dizer que até hoje somente Boa Vista foi atendida, mal e porcamente, com uma internet banda larga meia boca que não atende às necessidades dos usuários.

Conforme dados disponibilizados por Leo Dantas, perito criminal federal, formado em Tecnologia em Processamento de dados pelo UniCEUB em Brasília, desde outubro do ano passado foram vendidos aproximadamente três mil acessos Oi Velox. Esse oferta não é o suficiente para cumprir o que foi estabelecido pelo governo para a expansão do serviço. [Leia mais sobre o assunto]

Por este motivo, está nascendo o  Movimento Pela Banda Larga em Roraima, que já tem um abaixo assinado eletrônico rolando pela web. Há também uma ação civil protocolada no Ministério Público Estadual, que está em poder do promotor Ademir Teles, da Promotoria de Defesa do Consumidor.

Todos nós, que dependemos de uma internet de qualidade para o desempenho do nosso trabalho, devemos aderir a este movimento. Afinal, em todo o mundo a internet de boa qualidade já é considerada como um bem essencial à vida dos cidadãos, como água e energia elétrica.

Todos os documentos que fundamentam esse movimento pela disponibilização da internet banda larga estão à sua disposição aqui.

Assine você também o abaixo assinado. E divulgue esta campanha no seu blog, site ou Twitter.


Sobre o Autor:
Luiz Valério Luiz Valério - jornalista, professor e radialista. Atualmente atua como Secretário de Redação do jornal Monte Roraima. Também pode ser encontrado no Twitter e no Facebook
. Leia mais sobre o autor...
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Roraima quer internet banda larga de verdade e em todos os municípios "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.