Twitter e eleições I

By Luiz Valério segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desde o fenômeno Barack Obama, cuja eleição para Casa Branca se deu com a importante ajuda de ferramentas da web, a internet ganhou espaço nas conversas dos políticos brasileiros. Hoje, muitos detentores de mandato no Executivo e no Legislativo mantem um perfil no Twitter, por exemplo, para melhor se comunicar com seus eleitores.

Twitter e eleições II

Aqui em Roraima, como não poderia deixar de ser, tudo acontece diferente, ainda em marcha lenta nesse processo alfabetização digital dos políticos e da justiça. Twiteiros são perseguidos e processados toda semana. Criou-se uma verdadeira fábrica de processos contra jornalistas usuários dessa revolucionária rede social. Mas não se enganem: a internet desempenhará um papel muito importante nas eleições de 2010 por estas bandas.

Twitter e eleições III

A Justiça Eleitoral em Roraima, mais que acatar ações contra jornalistas, precisa aprender a monitorar o Twitter para colher as denúncias de propaganda irregular e de uso da máquina pública feitas pelos cidadãos e profissionais de jornalismo por meio da rede social. Em vez de se curvar aos políticos magoadinhos, deveria trabalhar em parceria com o cidadão internauta, que será um fiscal eficaz na luta contra a corrupção.

Twitter e cidadania I

Em São Paulo capital, bem diferente daqui de Boa Vista, a “geração Twitter” tem ajudado a administração municipal a cuidar da cidade. Um exército de twiteiros age como “zeladores virtuais” e todos os dias postam fotos, denúncias, puxões de orelha e elogios sobre a Avenida Paulista, cobrando medidas da Prefeitura paulistana. Por aqui, qualquer crítica é recebida com beicinho e ameaça de processo.

Twitter e cidadania II

Lá em Sampa, a Prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) entraram em acordo para trocar pelo menos 24 metros da calçada mais famosa da capital paulista. Tudo a partir de reivindicações feitas pelo Twitter. Aqui em Roraima, tudo o que os políticos conhecem são medidas censoras que visam calar a voz da cidadania.

Dica nerd

Se você não sabe o que é Twitter [isso é impossível!!!] entre na web, acesse www.twitter.com e crie a sua conta. Seja mais um cidadão boavistense a usar a web para cobrar políticas públicas de qualidade e denunciar desmandos administrativos. Não custa nada e você ainda contribui para tirar o sono dos maus políticos. É, no mínimo, divertido.

Technorati Marcas: blogueiros,twitter,cidadania,blogosfera política

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Twitter e eleições I "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.