As eleições 2010 e a participação feminina

By Luiz Valério terça-feira, 8 de junho de 2010
O posicionamento das peças tabuleiro de xadrez político, no qual os jogadores lançarão sua sorte a partir de julho na corrida pelo voto, está se definindo em Roraima.

Partidos políticos já tem seus nomes aos cargos majoritários pré-definidos e tratam de escolher os coadjuvantes (candidatos a vice) para agregar valor e apoio aos seus times.

Enquanto os demais ainda não definiram com quem vão se lançar no jogo eleitoral, do lado do Partido Progressista as coisas estão se afunilando, com o nome da deputada Marília Pinto sendo indicado pelo prefeito de Boa Vista, Iradilson Sampaio (PSB), para ser a vice do pré-candidato Neudo Campos.

A deputada Marília Pinto foi indicada por Iradilson para ser vice de Neudo

Do lado governista, sabe-se que há a articulação do senador Romero Jucá (PMDB) [que ele atribui a corriligonários] para que a ex-prefeita Teresa Jucá seja escolhida pelo governador Anchieta Júnior (PSDB) para acompanhá-lo na corrida pela conquista do coração e mente dos eleitores.

O outro candidato que se coloca no páreo - senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) - ainda não acenou publicamente sobre quem será seu (sua) escolhido (a) para o cargo de vice-governador. Petrônio Araújo, do PHS, idem. Mas as coisas devem se definir a partir do próximo final de semana, quando os partidos iniciam as convenções partidárias.

Certo está que nas eleições deste ano a presença da mulher se fará notar com mais intensidade. Quer seja na corrida pela presidência da República, onde temos a candidata governista Dilma Roussef (PT) e Marina Silva (PV) - quer seja na disputa pelos cargos proporcionais ou ainda majoritários nos estados.

Junto com o projeto ficha limpa e, espero, com um maior rigor na escolha dos seus candidatos pelo eleitorado, a presença feminina poderá ser um contributo para uma melhoria na qualidade da política praticada hoje no Brasil.

Chega de vermos políticos de mãos e fichas sujas ditando os destinos dos cidadãos, das cidades e dos estados. Que outros nomes possam surgir e, com a presença mais significativa das mulheres no jogo político, o cenário possa mudar para um outro menos escuro e fétido.

Que as mulheres, além da sua beleza, levem competência e perfume para os bastidores políticos onde hoje escorre lama.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " As eleições 2010 e a participação feminina "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.