CONVENÇÕES - De amanhã até quarta-feira os partidos políticos estão em ebulição em Roraima

By Luiz Valério sexta-feira, 25 de junho de 2010
De amanhã até a próxima quarta-feira (30) Roraima viverá um período marcado pelas convenções das mais de duas dezenas partidos que estarão envolvidos na disputa eleitoral deste ano para os cargos majoritários e proporcionais.

A situação de algumas siglas tidas como grandes em Roraima, como o PSDB, DEM e PMDB é curiosa. Esses partidos enfrentam dificuldades para encontrar candidatos dispostos a concorrer ao cargo de deputado estadual. A presença de candidatos detentores de mandatos que concorrem à reeleição amedronta os novatos que estão em busca de uma primeira oportunidade.

O exemplo mais emblemático dessa situação o do PMDB, da base governista, que até a tarde desta sexta-feira só tinha um candidato a deputado estadual: Rodrigo Jucá, filho do presidente regional do partido, senador Romero Jucá.
Arte: Davi Eugene

Integrante da base aliada do governador Anchieta Júnior (PSDB), o Partido da República (PR), que realizou sua convenção no sábado (19), só conseguiu dez candidatos a disputar assentos na Assembléia Legislativa a duras penas. Mas para isso precisou inscrever na chapa pessoas ligadas ao deputado federal Luciano Castro, como seu filho Rodrigo Castro e a jornalista Janice Coelho.

O DEM, do deputado federal Chico Rodrigues, pré-candidato a vice na chapa do governador Anchieta Júnior, tem seis candidatos, sendo quatro a estadual e dois a federal. Márcio Junqueira concorre à reeleição. O outro candidato à Câmara Federal pelo DEM é o rizicultor Paulo César Quartieiro.

A última rodada das convenções que vão decidir o cenário político para o próximo pleito começa hoje, logo mais às 8h30, com o Partido dos Trabalhadores (PT), que vai referendar as decisões tomadas pelo Diretório Regional. Os petistas vão reafirmar seu apoio à candidatura do deputado federal Neudo Campos, do PP, ao Governo do Estado, e à candidatura da deputada Ângela Portela a senadora. A situação na sigla vermelha, no que diz respeito ao número de candidatos que apresentará aos eleitores, não é muito diferente das demais. Terá apenas dois candidatos a deputado federal e seis para o cargo de deputado estadual.

Por sua vez, o PP mais as siglas coligadas PTB, PSB, PSC, PTC e PMN se reúnem em convenção neste sábado para referendar a chapa Neudo Campos/Maírila Pinto na corrida pelo governo de Roraima. Os nanicos PSOL e PHS também definem suas candidaturas ao governo entre sábado e domingo. Os partidos que integram o chamado G8 fecham o período de convenção na quarta-feira (30).

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " CONVENÇÕES - De amanhã até quarta-feira os partidos políticos estão em ebulição em Roraima "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.