Luta pela Banda Larga em Roraima

By Luiz Valério terça-feira, 1 de junho de 2010

A internet banda larga estreou no Brasil em 1999, e iniciou por aqui somente em 2009. São dez anos de atraso tecnológico. Por que demorou tanto? Por que nunca houve interesse por parte das empresas de telecomunicações em criar a infraestrutura de fibra ótica necessária para comercialização do serviço. Assim como na aviação, ficamos abandonados à mercê dos interesses econômicos das empresas. E para completar, nosso políticos – com 'p' minúsculo – pouco ou nada fazem para mudar essa realidade. Nossa salvação é o Governo Federal e a Justiça.

Sabendo da importância do acesso rápido à internet, governos no mundo todo estão promovendo ações no sentido de levar banda larga para todos. No Brasil não é diferente. O Governo Federal lançou alguns projetos nesse sentido, como o Banda Larga nas Escolas, Cidades Digitais e o Plano Nacional de Banda Larga. O Governo também tem brigado com as teles para que essas façam expansão nos serviços. Foi assim que a banda larga chegou por aqui.

Em 2008, quando as empresas Oi-Telemar e Brasil Telecom queriam se unir, o Governo Federal impôs várias condições para a fusão. Essas condições estão descritas no Ato n.º 7.828, de 19 de dezembro de 2008, da Agência Nacional das Telecomunicações (ANATEL). Em resumo, para se unirem, a Oi ficou obrigada à interligar Boa Vista à infraestrutura de Internet brasileira e comercializar serviço de acesso à Internet em banda larga. Portanto, não foi nenhum governante ou político local que trouxe internet rápida para Roraima.

Ocorre que a empresa cumpriu minimamente sua obrigação. Vendeu aproximadamente três mil acessos em Boa Vista e parou por aí. Não expandiu e nem vai expandir os serviços, porque o desinteresse continua. Somente uma pequena parte da população foi atendida. A grande maioria continua sem acesso ou conectando de forma pré-histórica, digo, discada.

Por conta desse descaso, iniciei um movimento chamado “Luta pela Banda Larga em Roraima”. Nosso objetivo é coletar 10mil assinaturas em um abaixo assinado eletrônico. Vamos levar esse abaixo assinado ao Ministério Público Estadual para que este ingresse com Ação Civil Pública contra a Oi, exigindo que a empresa cumpra de verdade sua obrigação e disponibilize o serviço Oi Velox em toda capital e no interior em número de acessos que atendam à demanda. Estamos pedindo também que a empresa venda Oi Velox de 1Mega ou superior, assim como faz no resto do país.

Para participar, basta acessar o site www.bandalargarr.com.br e preencher o abaixo assinado eletrônico. Você também pode ajudar o movimento divulgando-o entre seus amigos por e-mail, orkut, twitter, etc. Tenho certeza que juntos poderemos mudar conquistar essa vitória e ingressar de vez na era da informação.

* Leo Dantas é perito criminal federal formado em Tecnologia em Processamento de dados pelo UniCEUB em Brasília. Encabeça o movimento pela universalização da oferta de internet banda larga em Roraima


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Luta pela Banda Larga em Roraima "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.