Eleições, internet e cidadania. Uma entrevista para a TV Universitária

By Luiz Valério terça-feira, 27 de julho de 2010

Olá @migos,

Como dito aqui no post “No meio do furacão eleitoral”, hoje participei do programa TVE no Campus, da TV Universitária, Canal 2, concedendo entrevista sobre as eleições e a campanha eleitoral na internet.

Foi um momento importante para refletirmos sobre o uso que os políticos e os eleitores farão da web na promoção de discussão e conhecimento sobre as plataformas de governo dos candidatos e destes na construção de um relacionamento próximo com os cidadãos/eleitores.

O uso da web na campanha eleitoral é a grande novidade dessa eleição no Brasil. As redes sociais e mídias digitais, como Twitter, Orkut, Facebook, blogs e sites devem ser mecanismos ser amplamente explorados pelos candidatos para a conquista do eleitor.

Já os eleitores precisam usar essas mesmas ferramentas e mecanismos para buscar conhecer os postulantes a cargos eletivos para critiar suas plataformas, cobrar propostas coerentes e exequíveis, enfim, praticar a cidadania plena.

Buscar saber quem são os postulantes a cargos eletivos é de fundamental importância para que se possa votar direito. Principalmente num estado como Roraima, onde a cultura da compra de voto é bastante arraigada e precisa ser combatida com determinação.

Sobre essa questão chama bastante atenção a soma de gastos em campanha declarada à Justiça Eleitoral pelos cinco candidatos ao governo de Roraima. Juntos, Anchieta Júnior (PSDB), Neudo Campos (PP), Petrônio Araújo (PHS), Robert Dagon (PSOL) e Ariomar Faria (PCO) declararam que vão gastar R$ 30,5 milhões na campanha. Claro que a maior parte dessa previsão de gastos pertence aos dois principais candidatos.

Esse valor, dividido pelos 271,8 mil eleitores aptos a votar em Roraima dá algo em torno de R$ 112,00 por eleitor. Ou seja, Roraima tem a eleição mais cara do Brasil. Nunca é de mais lembrar que vivemos num estado que tem uma população inferior a 500 mil habitantes. Logo vem a questão: porque candidatos investem tanto numa campanha eleitoral?

Conforme lembrou o professor e jornalista Avery Veríssimo durante a entrevista à TV Universitária, muitos desses candidatos investem mais do que vão ganhar de proventos durante os quatro anos de mandato. Porque tanto interesse? É preciso que o eleitor fique atento. Mais que isso: é preciso que esteja consciente e não venda seu voto.

Durante meia hora conversamos sobre tudo isso com a apresentadora Gilmara Bezerra. O programa TVE no Campos vai ao ar sábado (31), às 15h30, na TV Universitária, Canal 2, com reprise na quinta-feira (05/08), às 18h00. Confira.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Eleições, internet e cidadania. Uma entrevista para a TV Universitária "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.