Márcio Junqueira ganha o direito de se candidatar

By Luiz Valério sábado, 3 de julho de 2010
Deu no site do TSE:

O ministro Hamilton Carvalhido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) -foto - deferiu pedido feito pelo deputado federal Márcio Junqueira (DEM-RR) para afastar, liminarmente, a inelegibilidade do parlamentar, decorrente de condenação imposta pelo Tribunal Regional eleitoral de Roraima (TRE-RR).


Ministro Hamilton Carvalhido.Foto:Nelson 
A defesa do parlamentar alegou que o plenário do TSE, ao julgar um recurso contra a decisão do TRE-RR, já havia concedido uma liminar a Márcio Junqueira em novembro de 2008 para que ele permanecesse no cargo de deputado federal e, neste novo pedido – extensão da liminar, pretendia que a inelegibilidade fosse afastada, “como meio de impedir os irreversíveis efeitos de uma decisão que tem a possibilidade de ser reformada” pelo TSE.


No pedido, a defesa relata que o parlamentar foi acusado de abuso do poder econômico e político, fraude à lei eleitoral e compra de votos. Entretanto, as acusações de abuso de poder e fraude à lei foram afastadas, havendo apenas a condenação por compra de votos, da qual a defesa aponta não haver nenhuma prova.


Com a decisão do ministro Hamilton Carvalhido, fica afastada a inelegibilidade do deputado federal até que o TSE conclua o julgamento do recurso ordinário apresentado pela defesa de Márcio Junqueira. Assim, o parlamentar poderá requerer seu registro de candidatura junto ao TRE-RR.

Comentário do editor:

No encontro com os procuradores eleitorais, na quinta-feira, dia 1º de julho, eu perguntei ao procurador regional eleitoral Ângelo Goulart Vilela se a justiça é elitista, pois os políticos e endinheirados [ou plíticos endinheirados] sempre saem vitoriosos de suas causas e pleitos. Não obtive resposta. Os procuradores apenas se entreolharam. A sociedade faz pressão para ver aprovada a Lei Complementar 135/10, chamada de lei ficha limpa, pra nada. Políticos com processos e pendências judiciais estão recorrendo e ganhando o direito de se candidatar. Porque será que a Justiça é sempre mais justa e mais célere para uns do que para outros?


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Márcio Junqueira ganha o direito de se candidatar "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.