Querem virar a mesa [diretora] na Câmara Municipal

By Luiz Valério segunda-feira, 5 de julho de 2010
O clima amanhã deve subir na Câmara Municipal de Boa Vista. Isso porque membros da mesa diretora da Casa tiveram um surto de hombridade, ontem, e resolveram cogitar uma renúncia coletiva para provocar a destituição do presidente, Braz Assis Behnck (PPS). Os vereadores George Melo (PSDC), primeiro vice-presidente, Josiel Vanderlei (PSDB), primeiro-secretário e Mauricélio Fernandes comandariam o coro dos insatisfeitos com a forma como os trabalhos estão conduzidos na Câmara da Capital. Para Braz Behnck, tudo se resume numa expressão direta. “É golpe”.

Este blogueiro teve certo trabalho para emendar os fios e chegar ao contexto da história, que ainda há algumas lacunas, diga-se. Até o final da tarde de ontem, ninguém queria confirmar as confabulações para derrubar o presidente da Casa. O vereador Josiel Vanderlei foi encontrado na Câmara de Dirigentes Lojistas, entidade da qual é presidente, e negou a tentativa de derrubar o presidente da Câmara. Disse que tudo não passava de intriga.

Mas ele escondia um fato: estava reunido com outros vereadores em seu gabinete na CDL, entre eles Mauricélio Fernandes, tratando exatamente sobre a questão. Fui atendido na recepção da CDL.  Enquanto Josiel Negou as confabulações, afirmando se tratar de negociações, Mauricélio confirmou a história, que foi reafirmada pelo vereador Telmário Mota (PDT), outro parlamentar que se diz insatisfeito com a condução dos trabalhos na Casa.

Questionado sobre a tentativa de derrubar Braz Behnck da presidência da Casa, o parlamentar desconversou e disse que “não houve nada disso”. Afirmou que o que há são negociações. “Na Câmara não há divisões. Nós, políticos, vivemos sempre negociando”, desconversou. Ao contrário do colega primeiro-secretário, o vereador Mauricélio Fernandes não se fez de rogado. Contou quase tudo.

Por sua vez, Mauricélio Fernandes disse discordar do excesso de pedidos de urgência na apreciação dos projetos. “Nós combatemos isso. Queremos que os projetos possam ser debatidos de forma tranqüila”. O pouco tempo dado para apreciar e apresentar emendas ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município (LDO) teria entornado o caldo e feito os descontentes planejarem uma virada de mesa. Mauricélio afirmou que os vereadores ainda não votaram a LDO porque querem mais tempo para analisar a matéria de forma mais detida. “A LDO é uma das leis mais importantes do Município. E nós fomos eleitos para fiscalizar a forma como o prefeito gasta os recursos públicos”, alegou.

Braz diz ser vítima de golpe

Reeleito para um segundo mandato como presidente da Câmara de Boa Vista, Braz Behnck diz que vê as negociações para renúncia coletiva dos membros da mesa diretora “como um golpe”. Ao contrário dos seus colegas de parlamento, ele diz que as questões eleitorais, além da insatisfação com a condução dos trabalhos na Casa, estariam influenciando na decisão. Segundo Braz, a LDO seria “apenas uma desculpa” para articularem o golpe. “Eles estão se deixando levar por interesses pessoais em detrimento dos interesses coletivos”, afirmou.

Conforme Braz, se a situação fosse decorrente apenas por insatisfação, que os vereadores votassem contra os projetos, pois nenhum deles é ou foi obrigado a votar em nenhum projeto. “Se eles alegam isso, que votem contra. Nada os impede”, afirmou. O presidente da Casa se mostrou resignado e disse que se a decisão é por renúncia, “que seja feita a vontade da maioria”. E completa com desalento: “se os políticos que a gente tem são esses, temos que respeitar. Afinal, eles foram eleitos para representar o povo. Agora, se representam bem ou mal compete ao povo julgar”.


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Querem virar a mesa [diretora] na Câmara Municipal "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.