Serra, Dilma, Marina e Plínio fazem um debate morno

By Luiz Valério quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, promovido pela TV Bandeirantes, foi totalmente polarizado entre Dilma Roussef (PT, @dilmabr) e José Serra (PSDB, @joseserra). A candidata verde Marina Silva (PV, @silva_marina) e o socialista Plínio de Arruda Sampaio (PSOL, @pliniodearruda), pouco apareceram. Quando apareceram, Plínio soube tirar mais proveito que Marina.

Enquanto Serra e Plínio demonstraram segurança, Dilma e Marina se mostraram nervosas e inseguras. Dilma mais que Marina, diga-se. Aliás, a candidata petista esteve muito mal. Penso que a desenvoltura pouco convincente de Dilma vá refletir nas próximas pesquisas. Serra, por sua vez, demonstrou querer descolar em definitivo a sua imagem do ex-presidente FHC. Mesmo assim, se saiu melhor que Dilma.

Plinio (@pliniodearruda) obteve a simpatia dos twiteiros, deste que vos escreve, inclusive, e ocupou por longo tempo - quase durante o debate inteiro - o Trending Topics Brasil na rede social. Ainda no Twitter, o nervosismo e o aparente despreparo de @dilmabr foram bastante comentados.

 

Plínio de Arruda provocou o tempo todo e sempre:

“Essa candidatura aqui é a única que

contraria todo esse bom mocismo que estamos vendo nos outros candidatos”, disse o socialista no final do quarto bloco.

Mesmo tendo sido preparada por seu marqueteiro e recebendo aulas de oratória da professora Olga Curado, a petista esteve muito nervosa e tropeçou nas palavras constantemente.

O twiteiro @Suidedos não aliviou quanto ao despreparo de @dilmabr:

Se falam que o Lula é analfabeto, a Dilma é o que? Pelo amor de Deus! Vai falar mal assim lá nos quintos dos infernos! #ForaDilma!

Na minha modesta opinião, faltou mais confronto entre os candidatos. Eles se mantiveram na defensiva. Resumo: Dilma se saiu pessimamente mal; Serra foi superficial e teve medo de se aprofundar nas questões; Marinha se prendeu muito ao seu passado pobre e não apareceu no debate; Plínio brincou, provocou os candidatos mas também apareceu pouco. Polarização absoluta entre Serra e Dilma.

Pra mim não houve vencidos nem vencedores. O debate foi morno. E se houve algum perdedor, foi a Dilma, que foi derrotada por seu nervosismo e não pelo oponente José Serra.

PS 1– Serra buscou ser diplomático no último bloco. Mas apelou para um sentimentalismo dispensável nas suas considerações finais. Usou da mesma estratégia de Marina, referindo ao seu passado pobre.

PS 2- Dilma sempre robótica, inclusive nas considerações finais. Também visivelmente nervosa. Mas sem responder a perguntas se saiu um pouco melhor do que no “corpo” do debate.

PS 3 – Marina tem um jeito quase infantil de falar, foi mais simpática inclusive nas considerações finais. Posso estar errado, mas penso que o debate favorecerá a candidata verde nas próximas pesquisas. Marina poetizou no final. Gostei.

PS 4 – Plínio quis continuar debatendo nas considerações finais. Continuou suas críticas aos outros três candidatos, que ele, na sua ótica socialista, considera iguais. Plínio se considerou discriminado. Se for assim, Marina também o foi.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Serra, Dilma, Marina e Plínio fazem um debate morno "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.