Sonho com a evolução da nossa sociedade

By Luiz Valério segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O procurador eleitoral Ângelo Vilela pede o apoio da população de Roraima para fiscalizar a ocorrência de crimes eleitorais durante as eleições deste ano. Está totalmente correto. Com tantos dispositivos portáteis para captação de imagens e sons, como ipodes, aparelhos celulares e câmaras digitais, nunca foi tão fácil flagrar políticos que ainda insistem em passar por cima da cidadania e da dignidade das pessoas.

Porém, a cultura do toma-lá-dá-cá em período eleitoral é como uma erva daninha que se cristalizou sobre a rocha. Precisará ser arrancada à força. O mais comum é vermos pessoas que, tão logo avistam um candidato, a primeira coisa que fazem é pedir, pedir e pedir. Por mais que as campanhas educativas no rádio e na televisão alertem que consiste em crime vender o voto. É preciso ter em mente que corruptores e corrompidos agora têm a mesma responsabilidade na forma da lei.

Claro que essa cultura nefasta à democracia e ao desenvolvimento da sociedade foi implantada pelos próprios políticos, ao longo das muitas eleições até aqui realizadas. Estes sempre se valeram da miséria da maioria para tirar proveito. Dessa forma, criou-se uma nação de pedintes que vivem esperando chegar o período eleitoral para tentar ganhar alguma coisa dos políticos que ainda lançam mão desse expediente anti-cidadão.

Torço para que nesses novos tempos de vigilância tecnológica e em tempo real, essa espécie de políticos seja aniquilada e que os demais procurem respeitar a dignidade das pessoas e busquem conquistar a confiança e o voto dos eleitores com propostas e não com promessas de benesses. Creio que o Brasil só viverá uma democracia plena, quando conseguirmos suplantar essa cultura da compra de votos. Afinal, a cidadania não tem preço.

 

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Sonho com a evolução da nossa sociedade "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.