TRE aprova 16 pedidos de registro de candidatura

By Luiz Valério segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) julgou e aprovou na sessão extraordinária realizada ontem 16 pedidos de registro de candidaturas para o pleito deste ano. Entre eles estavam os dos candidatos a governador e vice-governador pela coligação “Unidos por Roraima”, Anchieta Júnior (PSDB) e Chico Rodrigues (DEM).

Também foram deferidos os pedidos de registro dos comitês financeiros de oito partidos: PTN, PC do B, PRP, PV, PP, PSOL, PTB e PMDB. Todos os pedidos de registros foram considerados em conformidade com a legislação eleitoral e, portanto, deferidos (aprovados) pelos desembargadores, juízes eleitorais e o representante do Ministério Público.

A primeira sessão da semana do TRE foi aberta com a apreciação do pedido de renúncia do candidato a vice-governador pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Eder Marques Sirqueira, por falta de aptidão do candidato devido ele não ter a idade mínima exigida pela legislação eleitoral para se candidatar ao cargo, que é 31 anos.

Eder foi substituído pela servidora pública Jeane Costa Cavalcante para compor a chapa socialista com o bancário Robert Dagon. “Era preciso substituir o candidato e em boa hora conseguimos uma companheira para fazer essa alteração”, disse o presidente regional da sigla, José Luis Oca.

Na sequência da votação do Pleno do TRE, foram aprovados os seis pedidos de registros de comitês financeiros. Assim como os pedidos de registro de candidatura, todos os processos foram apresentados pelos relatores e votados em bloco, seguindo as orientações do presidente da Corte, desembargador Ricardo Oliveira, na última sessão da semana passada. Na quinta-feira (29), o presidente do TRE pediu aos relatores dos processos de pedidos de registro de candidatura para que racionalizassem a apresentação dos relatórios em blocos para dar celeridade ao processo de votação.

Ricardo Oliveira disse que a forma como se deu a votação de ontem, em bloco, ajudará a cumprir o prazo para o julgamento de todos os mais de 500 pedidos de registro até o dia cinco. Ele voltou a ressaltar que o atraso no início do julgamento dos processos de pedidos de registro de candidatura foi decorrente do não cumprimento do prazo pelos partidos políticos no que diz respeito à entregada das certidões exigidas pela Justiça Eleitoral.

Eis os 16 pedidos de registro aprovados pelo Pleno do TRE:

Candidato: ISAIAS RODRIGUES FILHO
Cargo: Deputado Federal
Partido: Partido Socialismo e Liberdade

Candidato: JOSE LUIS OCA
Cargo: Deputado Estadual
Partido: Partido Socialismo e Liberdade

Candidata: MAGLEIDE DA SILVA ROQUE
Cargo: Deputado Estadual
Partido: Partido Socialismo e Liberdade

Candidato: JOHNATHAN PEREIRA DE JESUS
Cargo: Deputado Federal
Coligação: Agora é 10

Candidato: JULIO AUGUSTO MAGALHAES MARTINS
Cargo: Deputado Federal
Coligação: Agora é 10

Candidato: LUIZ EVANDRO DOS SANTOS SENA
Cargo: Deputado Federal
Coligação: Agora é 10

Candidato: MARCOS JORGE DE LIMA
Cargo: Deputado Federal
Coligação: Agora é 10

Candidato: OZELIO IZIDORIO MESSIAS
Cargo: Deputado Federal
Coligação: Agora é 10

Candidato: TELMÁRIO MOTA DE OLIVEIRA
Cargo: Senador
Coligação: Roraima Verde e Limpa

Candidato: RODRIGO SANTOS OLIVEIRA
Cargo: 1º Suplente Senador
Coligação: Roraima Verde e Limpa

Candidato: FABIO GONÇALVES DE ALMEIDA
Cargo: 2º Suplente Senador
Coligação: Roraima Verde e Limpa

Candidato: AIRTON CARVALHO DE OLIVEIRA
Cargo: Deputado Estadual
Coligação: UNIÃO POR RORAIMA 3

Candidato: FABIANO MARTINS MARIANO DE OLIVEIRA
Cargo: Deputado Estadual
Coligação: UNIÃO POR RORAIMA 3

Candidato: FRANCISCO SOARES REIS
Cargo: Deputado Estadual
Coligação: UNIÃO POR RORAIMA 3

Candidato: JOSE DE ANCHIETA JUNIOR
Cargo: Governador
Coligação: União por Roraima

Candidato: FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES
Cargo: Vice-Governador
Coligação: União por Roraima


Coligações “Unidos por Roraima” 1 e 2 podem perder candidatos

O presidente do TRE chamou a atenção para o fato de que as coligações “Unidos por Roraima” 1 e 2 podem vir a ser prejudicada pelo não cumprimento do prazo na correção do preenchimento dos percentuais de 30% e 70% para candidatos do sexo masculino e feminino. O advogado do PSDB, Alex Ladislau, responsável pelas questões jurídicas das coligações, disse está enfrentando dificuldades para conseguir mulheres interessadas em se candidatar.

“Quando começamos a procurar candidatos para os cargos proporcionais saímos em busca de candidatas e não encontramos. Continuamos buscando candidatas para solucionar este problema, mas não temos encontrado mulheres que não exerçam cargos públicos e que estejam dispostas a se candidatar”, disse Ladislau. Caso não consiga resolver a questão, as coligações “Unidos por Roraima” 1 e 2 terão de cortar três candidatos homens cada uma para poder ter seus pedidos de registro aprovados pelo TRE. Do contrário, todos os demais candidatos sairão prejudicados.

O desembargador Ricardo Oliveira disse que o prazo já expirou e que o problema ainda não foi de todo resolvido com essas coligações ainda não foi de todo resolvida. “Se não resolverem em tempo hábil para a votação, toda a coligação ficará prejudicada”, disse. Outros onze partidos estavam com pendências, mas nove deles já resolveram os problemas com documentação de candidatos e preenchimento de percentuais até a manhã de ontem. Outros dois ainda estão com a situação pendente. Com relação aos nove que providenciaram a solução dos problemas, falta apenas o Ministério Público devolver os processos ao TRE para apreciar possivelmente na sessão de ontem.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " TRE aprova 16 pedidos de registro de candidatura "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.