TRE de Roraima julgou até agora apenas 149 pedidos de registro

By Luiz Valério quinta-feira, 5 de agosto de 2010

DSC_0240

O prazo para os tribunais regionais eleitorais (TREs) julgar os pedidos de registros de candidatura, inclusive aqueles com pedidos de impugnação, terminou hoje. Mas aqui em Roraima o atraso dos partidos no preenchimento dos percentuais de 30% e 70% para mulheres e homens e na entrega das certidões exigidas pela Justiça Eleitoral ensejou na prorrogação dos julgamentos até a próxima semana.

Até agora foram julgados apenas 149 pedidos de registro e ainda falta julgar 406. A previsão é que o TRE conclua a votação de todos os pedidos de registro no dia 10. Até antes do início da sessão de hoje, apenas 53 registros de candidatura havia sido votados, com 49 deferidos (aprovados) e três indeferidos.

O TRE também tinha votado o pedido de desistência de candidatura de Eder Marques Sirqueira, ex-candidato a vice-governador pelo Partido da Causa Operária (PCO), por não ter a idade mínima exigida pela legislação eleitoral para se candidatar ao cargo. Ontem, o Pleno do TRE votou 96 pedidos de registro, totalizando 149.

Entre os candidatos que tiveram o pedido de registro aprovados estão os deputados estaduais Rodolfo Braga (PTN), Leonídio Laia (PRTB), Damosiel Alencar (PRP), Mecias de Jesus (PR), Chico Guerra (PSDB), Célio Wanderley (DEM) e Remídio Monai (PR), que concorrem à reeleição.

No mesmo “pacote” de registros aprovados também estão os deputados federais Urzeni Rocha (PSDB) e Luciano de Castro (PR), que querem ser reconduzidos à Câmara Federal.

Figuram também entre os postulantes que receberam sinal verde do TRE para prosseguir com a corrida pelo voto os ex-deputados federal e estadual Almir Sá (PR) e Berinho Bantin (PSDB), respectivamente, e o vereador George Melo (PSDC), que pretende conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Sessão extraordinária

Na sessão de ontem (quarta-feira, 4), o presidente do TRE, desembargador Ricardo Oliveira, anunciou a convocação de uma sessão extraordinária para a próxima segunda-feira (9), com o objetivo de dar andamento ao julgamento dos processos.

A previsão mais otimista é que os juízes, desembargadores eleitorais e o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE) concluam a votação dos pedidos de registro de candidatura até o dia 10, terça-feira.

Isso porque, além do número de processos ter aumentado de 509 para 555 em decorrência da entrada de mais 46 pedidos de registros para as vagas remanescentes, houve o atraso na entrega das certidões pelos partidos e coligações, o que funcionou como efeito dominó, fazendo o TRE também atrasar o início do julgamento dos processos.

 

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " TRE de Roraima julgou até agora apenas 149 pedidos de registro "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.