Argumentos para os fatos

By Luiz Valério quarta-feira, 10 de novembro de 2010
O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB) tem sido a voz do inconformismo, diante do resultado da eleição para o governo do Estado aqui em Roraima. Faz uma denúncia atrás da outra, alegando que o resultado foi comprado, corrompido, etc. Sempre tive apreço pelo senador – ainda tenho - mas desaprovo totalmente sua postura de mal jogador que não sabe perder.

É como se o governador Anchieta, vencedor do pleito e que até que se prove em contrário tem a ficha limpa, fosse o corrupto que escandalizou Roraima em nível nacional e o seu adversário na disputa, com suas dezenas de processos tramitando na justiça por improbidade administrativa, peculato e formação de quadrilha, fosse o mocinho da história. Uma total inversão de valores. Por estar no cargo de governador, os olhos fiscalizadores estavam todos voltados para Anchieta Júnior. É natural.

Mas isso não quer dizer que Neudo Campos tenha disputado essa eleição como um anjo sem cometer qualquer tipo de contravenção eleitoral. Os depoimentos estão aí, pipocam em todos os lugares. Gosto de conversar com taxistas convencionais e de lotação – meu meio de transporte diário - e tenho escutado muitas histórias desabonadoras sobre o senhor @neudo11.

Ontem mesmo ouvi de um motorista de lotação a história de que ele quase foi preso por prestar um servicinho para o candidato da coligação “Pra Roraima Voltar a Ser Feliz”.

O caso

Contratado para transportar por “n” vezes um emissário da coligação “Pra Roraima Voltar a Ser Feliz” que ia fazer um servicinho na periferia de Boa Vista, no domingo (31), o pobre do taxista quase foi ver o sol nascer quadrado, pois uma vez abordado pela Polícia Federal teve o seu carro revirado em busca de algo suspeito, enquanto o coordenador da boca de urna sumiu no mundo.

“Por pouco não me lasquei. Depois saí do lugar, liguei para o coordenador da boca de urna e disse ‘pra mim basta’. Fui embora e desliguei meu celular, pois sou pai de família”, contou-me.

Como ando como anônimo e gosto muito disso, ouvi essa e muitas outras histórias sobre leva e traz de pessoas em atitude suspeita e que eram vermelhas desde criancinhas. Mas estão querendo fazer de conta que o governador reeleito Anchieta Júnior disputou a eleição contra um santo incorruptível, que não tem sobre as suas costas um calhamaço de processos que deve pesar horrores.

Outras histórias

Quem viveu essa eleição por dentro, como eu vivi, sabe de outras histórias sobre aeronaves vindas do Estado do Amazonas com mercadoria especial e que aterrisava por aqui na surdina. Houve ainda relatos de dinheiro que teria entrado em Roraima pela Venezuela, provavelmente tendo o Caribe como rota. O Caribe é sinônimo de paraíso fiscal, lugar para onde vai dinheiro sujo, desviado dos cofres públicos.

Meninos, eu vi 


Nos bairros Calungá e 13 de Setembro o movimento era suspeitíssimo em redutos de empresários ligados a Neudo Campos. Eu moro muito próximo, vi a movimentação. Tratei de acionar a polícia. Fui avisado pessoalmente por populares sobre um foco de boca de urna nas imediações, onde se aglomerava muitos carros adesivados da coligação de Neudo Campos e de onde entrava e saia gente o tempo inteiro. Mas para os neudistas, a corrupção campeou mesmo foi na coligação vencedora.

Não tenho nada contra pessoas. Não discuto questões pessoais. Isso a mim não me interessa. Prendo-me estritamente à verdade factual, que foi amplamente espezinhada pela imprensa local, com destaque para certo jornal. A ficha de Neudo é muito mais comprometedora do que a do seu adversário. Ignorar isso é querer tapar o sol com a peneira. Portanto, não joguemos areia nos olhos da população.

PSEm tempo: boa parte do dinheiro apreendido pela Polícia Federal, pelo menos R$ 750 mil – ainda continua com a sua origem mal explicada e em conta judicial. E, como se sabe, pertence a pessoas que apoiaram a candidatura de Neudo.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Argumentos para os fatos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.