Dez notas sobre a disputa pela presidência da Assembleia

By Luiz Valério terça-feira, 16 de novembro de 2010
[1] Tenho sido abordado corriqueiramente, nos últimos dias, por pessoas que querem saber meu palpite sobre quem será o novo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima.

[2] Sei bem que as articulações estão em andamento, que existem nomes de peso ou que se consideram como tal, querendo se credenciar para disputar o cargo.

[3] Sei também que tem gente que está disposto a votar naquele que tiver mais condições de ganhar a parada, independente de qual lado esteja: se situação ou oposição.

[4] Nessas horas, para muitos, mais vale o senso de oportunidade do que a coerência.

[5] E dizem que, assim como acontece nas eleições, o voto dos eleitores ilustres está sendo disputado a peso de outro.

[6] A presidência da Assembleia é um cargo por demais importante e, através dele, é possível barganhar um quinhão considerável de poder. Daí o desejo que desperta nos deputados, novos e antigos.

[7] Minha única opinião formada a respeito dessa questão é a de que se faz necessária a alternância de poder. Para o bem do próprio parlamento.

[8] O deputado Mecias de Jesus (PR) já demonstrou a sua importância na ocupação do cargo por quatro mandatos consecutivos. Modernizou o Poder Legislativo e construiu uma nova sede para abrigar os deputados. Está na hora de passar o “cetro” adiante.

[9] Dos nomes cotados, sei que haverá o empenho absoluto do senador Romero Jucá (PMDB) em tentar eleger seu filho, Rodrigo Jucá, para o cargo. Alguém duvida? [minha perguntinha básica de sempre] ; )

[10] Na disputa também está o atual vice-presidente Chico Guerra (PSDB). Amigo fiel de Mecias de Jesus e homem ligado ao governador Anchieta Júnior (PSDB), Guerra, ao que me parece, tem boas condições de substituir Mecias. Isso, se não houver um acordo prévio entre Jucá e o governador Anchieta para fazer de Rodrigo Jucá o futuro presidente do Parlamento.


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Dez notas sobre a disputa pela presidência da Assembleia "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.