Um diálogo sobre jornalismo, colunismo e responsabilidade

By Luiz Valério quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
A cobertura dos acontecimentos políticos é uma atividade que desempenho há mais de doze anos, depois da minha estréia no jornalismo impresso, como repórter esportivo em 1997. Antes disso eu atuava no rádio, mas como repórter de esporte.

Desde então, tenho reportado e visto muita coisa acontecer. E tenho buscado contribuir, singelamente, com o descortinar de alguns fatos que, de outra forma, ficariam encobertos para satisfação dos donos do poder.

Passados alguns anos de batente, e depois de me sentir mais maduro como jornalista, decidi começar a opinar e fazer análise dos fatos. Quis ir além do simples relato. Analisar fatos e emitir opinião responsável acerca deles ajuda o leitor/ouvinte/telespectador a entender melhor os acontecimentos.

Assim tem sido nos últimos tempos.

Mais recentemente, além de blogueiro resolvi virar colunista. Uma forma mais despojada, mas não menos responsável de praticar o jornalismo.

Escrever uma coluna política com rigor na apuração e responsabilidade no trato da informação requer do jornalista o mesmo compromisso de sempre. Quem faz jornalismo não pode descuidar da responsabilidade nunca.

Esses primeiros dias como autor da coluna POLÍTICA S/A, no site Roraima em Foco, tem sido um novo e gratificante desafio ao qual tenho me proposto.

Com esta coluna, continuo levando aos leitores informações e interpretações dos fatos que podem lhes ser útil no dia-a-dia. No mínimo, quem gosta de política tem uma nova fonte de leitura com um estilo diferente daqueles que já acompanhavam.

E por falar nisso, a nova edição da coluna POLÍTICA S/A já está com o editor Gilva Costa [@GilvanCostaRR].

Aliás, as notas já estão devidamente atualizadas para sua leitura. Não deixe de conferir.



Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Um diálogo sobre jornalismo, colunismo e responsabilidade "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.