50% da população da região Norte está excluída do sistema bancário

By Luiz Valério domingo, 16 de janeiro de 2011
Pesquisa de Indicadores de Percepção Social (SIPS), elaborada pelo IPEA, concluiu que 50% da população da região Norte está excluída do sistema bancário brasileiro, enquanto que mais de 60% da população das regiões mais desenvolvidas estão incluídos no sistema bancário, com acesso a contas e cartões de crédito.

Leia outro artigo interessante sobre o tema.

Ainda de acordo com a pesquisa, as mulheres constituem a maior fatia da população excluída do sistema bancário. Por outro lado, a população jovem está tendo acesso mais cedo ao sistema, enquanto os maiores de 45 anos tiveram um avanço menor.

No que diz respeito à renda, os dados evidenciam a mesma relação estabelecida com o nível de escolaridade, ou seja, quanto maior a renda, maior o índice de inclusão no sistema bancário.

O levantamento feito pelo IPEA aponta que o percentual de pessoas que desejam possuir uma conta bancária é maior entre as seguintes faixas da população:

a) mulheres jovens (com menos de 24 anos de idade);

b) pessoas com o ensino fundamental completo;

c) pessoas com renda de até dois salários mínimos mensais; e

d) residentes nas regiões Norte e Nordeste.

No entanto, quando o assunto são aqueles que se sentem pertencentes ao público-alvo dos bancos, o perfil sofre uma ligeira modificação.

O percentual é maior entre (a) jovens de ambos os sexos, (com menos de 24 anos de idade), (b) pessoas com ensino fundamental completo e (c) pessoas com renda mensal de até cinco salários mínimos. A maior concentração também está nas regiões Norte e Nordeste, especialmente na última.

O fato de estar fora do sistema bancário pode ter algumas vantagens e um tanto de desvantagens. Ter acesso a contas e cartões de crédito pode ser de muita utilidade quanto se tem controle nos gastos ou pode se tornar uma dor de cabeça, quando se perde o controle.

O certo é que algumas pessoas se desiludiram com o alto custo de ter conta aberta em um banco e preferiram pedir o seu cancelamento, assim como dos cartões de crédito. Muita gente consegue viver sem esses "benefícios".

E você, o que pensa a respeito. Diga nos comentários.



Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " 50% da população da região Norte está excluída do sistema bancário "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.