Deputados de RR estão fora da lista dos 100 mais assíduos

By Luiz Valério sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Deputado Urzeni Rocha contabilizou número de falta superior a um ano de mandato
Nenhum dos oitos deputados federais de Roraima que cumpriram toda legislatura passada está entre os 100 mais assíduos do Congresso Nacional. O levantamento feito pelo site Congresso em Foco leva em conta os dias de sessões deliberativas realizadas durante o período em que o deputado estava no exercício do mandato.

O deputado mais faltoso da bancada roraimense é Urzeni Rocha (PSDB), que não se reelegeu. Ele tem 136 faltas justificadas e duas não justificadas, num total de 138 faltas ou 32,7% do total de sessões realizadas nos quatro anos de mandato, o que corresponde a mais de um ano legislativo. Por exemplo, as 422 sessões deliberativas realizadas durante os quatro anos de mandato, divididas por quatro, dá um total de 105 sessões. O tucano não foi localizado para comentar o assunto.

Veja a lista completa com o ranking dos deputados faltosos

Na sequência dos mais faltosos da bancada roraimense estão os deputados Chico Rodrigues (DEM), que se elegeu vice-governador, Márcio Junqueira (DEM), que não conseguiu renovar seu mandato nas últimas eleições, e Luciano Castro (PR), reeleito para mais um mandato. Rodrigues contabilizou 97 faltas (23%) durante quatro anos. Isso corresponde a quase um ano inteiro de faltas. O democrata justificou 42 ausências e deixou 55 sem justificativa.

Márcio Junqueira (DEM), um dos mais polêmicos deputados de Roraima na última legislatura, deixou de comparecer a 87 sessões, o que equivale a 20,6% de todas as realizadas na Câmara. Junqueira justificou 48 faltas e deixou de justificar 39. Já o deputado Luciano Castro (PR), faltou a 81 das 422 sessões. O republicano justificou 71 faltas e manteve dez sem justificativas.

O único parlamentar roraimense que aparece em meio aos 100 parlamentares mais assíduos do Congresso é o deputado Almir Sá (PR). Ele assumiu a vaga do ex-deputado Neudo Campos (PP), que renunciou ao cargo para disputar as eleições para o governo de Roraima.

Mesmo assim, Sá participou de apenas 14 das 19 sessões até o encerramento dos trabalhos legislativos do ano passado, o que representa 73,7%. O parlamentar justificou quatro faltas (21,1%) e deixou de justificar uma (15,3%). Já Neudo, por exemplo, faltou a 78 sessões das 403 sessões realizadas até a sua renúncia. Justificou 72 faltas e deixou de justificar seis.

Os menos faltosos

Da bancada federal de Roraima, a mais assídua às sessões do Congresso foi Ângela Portela (PT), eleita senadora, que esteve presente em 385 das 422 sessões realizadas. Ao todos, a parlamentar faltou a 37 sessões (8,8%), justificou 26 (6,2%) e deixou de justificar 11 (2,6%).

Depois de Ângela Portela, os deputados da bancada federal de Roraima que menos faltaram às sessões do Congresso foram Maria Helena Veronese (PSB), que contabilizou - de acordo com o levantamento do Congresso em Foco - 50 faltas, tendo justificado 48 e deixado duas sem justificativas, e Édio Lopes (PMDB), que faltou a um total de 70 sessões, justificando 39 faltas e deixando 31 sem justificativas.

Metodologia

O ranking montado pelo site Congresso em Foco, que cobre o Congresso Nacional, foi feito considerando como critérios o maior número de faltas e o maior percentual de faltas. Também foi levado em consideração o maior número de ausências não justificadas, o maior percentual de faltas injustificadas, o maior número de faltas com apresentação de justificativas e o menor número de presenças.


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Deputados de RR estão fora da lista dos 100 mais assíduos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.