As redes sociais no Amazon Sat - um debate

By Luiz Valério quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Meus c@ros,

Não deu pra avisar. Em decorrência da correria aqui no jornal quase me esqueçi do compromisso que havia assumido com a coleguinha Helen Júlia, do Amazon Sat. Tinha combinado com ela de participar de um debate sobre as redes sociais no programa Amazônia em Debate [@amazoniadebate], ao vivo, às 19h40 de ontem. Mesmo chegando um pouquinho atrasado, cumpri o compromisso.

Foi um debate interessante, do qual também participou o professor e cientista social Paulo Racoski. Falamos sobre a importância das redes sociais para a difusão de informação, dos usos feitos pelas pessoas nas diferentes regiões do país desses ambientes virtuais que agregam pessoas de diferentes estilos e formações, da confiabilidade do conteúdo que é veiculado nas redes, enfim, de toda essa gama de assuntos que permeia o tema.

As redes sociais mudaram as formas de relacionamento e de difusão de informação - Imagem: Conrado/blog
Ah, falei também do uso político das redes sociais. O professor Racoski abordou, entre outros aspectos, a criação de identidades e reafiramção destas por meio das redes sociais. A questão sobre como a Amazônia é mostrada e vista nesses ambientes virtuais também fez parte do debate. A jovem apresentadora Helen Júlia condiziu muito bem o programa, diga-se.

É um assunto que sempre me interessa, pois que trata-se de um objeto de estudo meu. Meu trabalho da Especialização em Comunicação Social e Novas Tecnologias foi sobre as redes sociais, com destaque para os blogs, que foram dos primeiros modelos de redes sociais a agregar diversidade de opinião e conteúdo produzido por "pessoas comuns" na Web.

As redes sociais como o Twitter, o Facebook, o Orkut - só para citar as mais famosas, mudaram completamente as formas de relacionamento e de produção de conteúdo. Penso - e disse isso no debate - que o mundo nunca mais será o mesmo depois dessa nova forma de se estabelecer contatos e difundir informação. As redes sociais mudaram nossos hábitos, encurtaram distâncias e transformaram as relações pessoais, comerciais, afetivas, etc.

Bom mesmo é ter nossa expertise em determinado assunto reconhecida e poder compartilhar com milhares de pessoas, ao vivo, as nossas ideias e pensamentos acerca de um tema tão discutido em todo o mundo. As redes sociais são constantemente tema de abordagens jornalísticas em diários, revistas semanais e em  periódicos do Brasil e do mundo.

Poder contribuir singelamente com esse debate é muito gratificante.

Tudo agora passa pela Web. O virtual e o real se encontram nos caminhos dos bytes.

É isso.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " As redes sociais no Amazon Sat - um debate "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.