Uso de redes sociais por senadores roraimenses é tímido

By Luiz Valério quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Levantamento feito pela Agência Senado constatou que pelo menos 33 senadores dos 81 senadores, incluindo os 54 que tomam posse no dia 1º de fevereiro, fazem uso do Facebook e 57 tem perfis no Twitter. Dos três senadores roraimenses apenas Romero Jucá (PMDB) tem um perfil na rede de microblogs que agrega mais de 200 milhões de exemplares, mas está ausente do Facebook. Mozarildo Cavalcanti (PTB) e Ângela Portela não faz uso nem do Twitter nem da rede social criada por Mark Zuckerberg para se comunicar com os eleitores. O uso das redes de relacionamento pelos parlamentares é feito por computador ou celular.
 
De acordo com a pesquisa da Agência Senado, os parlamentares tem as redes sociais como um termômetro imediato da opinião pública, assim como uma forma de se aproximar dos cidadãos. No caso de Romero Jucá, é comum receber suas postagens no Twitter comunicando sobre sua agenda com ministros ou colegas de parlamento. O peemedebista também usou amplamente o site de microblog durante as eleições 2010. Conforme a assessoria de imprensa de Jucá, é o próprio senador quem atualiza seu perfil, com o objetivo de manter contato e saber do feedback dos seus eleitores quanto à sua atuação.

“Nós ainda nem sabíamos direito o que era Twitter, quando ele ligou de Brasília dizendo para criar o perfil dele no Twitter. Agora é ele mesmo quem atualiza e faz as postagens”, disse a assessora Priscila Gonçalves. Segundo a jornalista, Jucá considera importante se comunicar pelas redes sociais, pois além de poder informar sobre a sua agenda, ainda fica sabendo o que é publicado o seu respeito na segunda rede social mais utilizada no mundo atualmente.

O senador Mozarildo Cavalcanti está fora das redes sociais, mas mantém um blog e um site. De acordo com sua assessoria em Boa Vista, logo o parlamentar também terá perfil tanto no Orkut quanto no Twitter, pois ele entende a importância de usar essas ferramentas para se comunicar com seu público. “Estamos discutindo o assunto e fazendo um planejamento para definirmos a melhor forma de usar esses mecanismos”, disse sua assessoria.

A senadora de primeiro mandato, Ângela Portela está ausente das redes sociais. Não tem perfil nem no Twitter nem no Facebook. A reportagem do jornal Monte Roraima tentou contato com a sua assessoria, não conseguiu localizá-la.


INTERNET NO BRASIL

Atualmente 81,3 milhões de brasileiros com idade superior a 12 anos têm acesso à rede, de acordo com a F/Nazca. O Brasil se constitui no quinto país com o maior número de conexões à internet, de acordo com levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo são 60 milhões de computadores, segundo a Fundação Getúlio Vargas, devendo chegar a 100 milhões em 2012. Por outro lado, o governo federal pretende ampliar o acesso do brasileiro à internet de banda larga e lançou no ano passado o Plano Nacional da Banda Larga (PNBL), cujo objetivo é universalizar até 2014 a internet rápida no país.


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Uso de redes sociais por senadores roraimenses é tímido "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.