Co-autores do caos político

By Luiz Valério segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Você lê, abaixo, o comentário que escrevi para a coluna POLÍTICA S/A, que vai ao ar em instantes no site Roraima em Foco:

O dia amanheceu vermelho e azul em Boa Vista. Simpatizantes de Neudo Campos (PP) contavam as horas para ver seu líder político diplomado e pronto para assumir o Governo de Roraima. Mas, em questão de minutos, tudo mudou.
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani concedeu liminar, garantindo ao governador Anchieta Júnior (PSDB), cassado na sexta-feira (11) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o direito de ficar no cargo até que seja julgado o mandado de segurança que a sua banca de advogados deu entrada na Justiça Eleitoral.
A situação descrita acima, que foi o mote para risos e desencantos no dia de hoje, pode voltar a se repetir de forma inversa nos próximos dias. Como eu assinalei na última coluna, a guerra jurídica pelo governo estadual está apenas começando, o que é muito prejudicial para a estabilidade política do Estado. De tudo isso, tira-se apenas uma lição: o povo precisa aprender a votar melhor.
As palavras do presidente do TRE, desembargador Ricardo Oliveira, são a expressão da mais pura verdade: a sociedade precisa evoluir politicamente. Dessa evolução é que sairá a escolha de melhores representantes políticos. E da qualidade dos representantes políticos advirão leis melhores. É uma verdade inquestionável.
A legislação brasileira, toda ela cheia de brechas, tem como única utilidade facilitar a vida daqueles que querem, a todo custo, fugir das garras da justiça. E quem são os responsáveis pela elaboração das leis? Exatamente esses senhores a quem confiamos o nosso vota a cada quatro anos. Então, todos nós somos co-responsáveis por tudo de bom e de ruim que se passa nas casas legislativa e nos governos que aí estão.
Por isso, temos de evoluir, crescer, amadurecermos como cidadãos. Do contrário, não adianta reclamar quando o errado vira certo e vice-versa. É isso.

Leia a coluna na íntegra aqui.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Co-autores do caos político "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.