Investimento atrai investimento

By Luiz Valério sábado, 5 de fevereiro de 2011
Crédito da imagem: Via Mulher
A visita do embaixador chinês no Brasil Qiu Xiaoqi e do conselheiro do Comércio da China Wang Qingyuan ontem a Roraima não foi mais do que uma visita. Ainda. Apesar de se falar em fechamento de intercâmbios, esses acordos são apenas para troca de informações e reconhecimento de potencialidades. Que a China tem um grande potencial consumidor, todos nós já sabemos. Agora, que Roraima pode mesmo despertar o interesse de investidores chineses, principalmente com toda essa problemática de terras, é outra história. Os chineses, por exemplo, tem mais interesse em adquirir terras do que qualquer outra coisa, mas desanimam diante da burocracia. Consideram o processo muito complicado.
Outro gargalo que se coloca como empecilho é a ainda insipiente infraestrutura do estado. Só agora que o governo está investindo em estradas, no fornecimento de energia confiável. O próprio conselhelheiro do Comércio da China foi enfático ao expor a sua visão. Segundo ele, ainda falta muito para que Roraima possa competir para entrar no mercado chinês ou mesmo atrair investidores para cá. Terá que ser feito um grande trabalho e investir muito mais em infraestrutura. Mas não é impossível. Os chineses já mostraram o caminho das pedras. Com seus olhinhos apertados trataram de abrir os olhos do governo roraimense: tem-de-investir-mais-em-infrastrutura. Uma vez que se faça a lição de casa, aí sim, os investidores não só chineses, mas europeus e de outras regiões mundo poderão despertar o interesse de vir investir aqui de fato.


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Investimento atrai investimento "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.