Roraima num mar de incertezas

By Luiz Valério sábado, 12 de fevereiro de 2011
Escrevi o comentário abaixo para a coluna Política S/A que deverá ser publicada ainda hoje no site Roraima em Foco

Com a cassação do governador eleito Anchieta Júnior (PSDB), sexta-feira (14), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não se sabe se o período de instabilidade política em Roraima terminou ou está só começando. Eu explico.

É que agora vai começar uma batalha jurídica pelo governo. Logicamente que o governador cassado não vai deixar barato e vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reaver o mandato (na verdade, já recorreu). E se perder lá, irá para o Superior Tribunal Federal (STF). E assim as incertezas vão rolando.

Por outro lado, ainda há a possibilidade do próprio Neudo Campos vir a perder o mandato tão logo seja empossado. Esse poderá ser o desfecho do quarto capítulo da eleição para governo em Roraima. O primeiro e o segundo capítulos foram os dois turnos da eleição; o terceiro, a cassação de Anchieta. E mais: um quinto ainda está por ser escrito.

E, a depender o “roteirista”, digo, do representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), procurador Ângelo Goulart Vilela, o quinto capítulo será a realização de uma nova eleição, da qual os dois protagonistas principais do enredo passado – Anchieta e Neudo – estarão eliminados, caso o TRE entenda que Neudo cometeu crime eleitoral.

Dessa forma, a história política de Roraima vai se arrastando dolorosamente em meio a cenários que mudam de forma brusca e deixam os expectadores atordoados e sem conseguir entender direito quem é mocinho e quem é bandido na história. Tomara que essa contenda termine logo e que esse estado acolhedor encontre, finalmente, o seu rumo. Já é tempo.


Confira a coluna na integra no site

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Roraima num mar de incertezas "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.