TSE mantém Anchieta no cargo; Neudo não foi diplomado

By Luiz Valério segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Como era previsto pelos votos dos desembargadores Robério Nunes e Ricardo Oliveira – corregedor geral e presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até hoje, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por decisão liminar do ministro Arnaldo Versiani, decidiu suspender a decisão da Corte roraimense que cassou o mandato do governador Anchieta Júnior (PSDB) na sexta-feira (11).

Versiani alegou que “A jurisprudência desta Corte Superior tem assentado que a deliberação obre cumprimento imediato das decisões que implicam em afastamento de seus cargos eletivos deverá aguardar a respectiva publicação da decisão e eventuais embargos, ponderando-se a necessidade de esgotamento da instância e até mesmo a possibilidade de acolhimento dos declaratórios”.

Resumindo e traduzindo: o ministro do TSE entendeu que a cassação de Anchieta deve ficar suspensa até que o recurso impetrado (apresentado) pelos seus advogados seja julgado.

Com essa decisão, a diplomação de Neudo Campos (PP), que estava prevista para a manhã de hoje, acabou não acontecendo. Neudo ainda teve as suas contas de campanha rejeitadas por unanimidade pelo Pleno do TRE. Os membros da Corte detectaram vícios tidos por insanáveis, como a arrecadação de R$ 200 mil depois das eleições do ano passado.

ANCHIETA X NEUDO

Agora há pouco, o governador Anchieta Júnior, por sua vez, concedeu entrevista exclusiva a este repórter e disse que vai continuar o seu trabalho normalmente. Nada muda no seu plano de governo. Ventilou a possibilidade de alguma nova mudança em seu secretariado.

O tucano afirmou que o uso da emissora estatal Rádio Roraima não influiu no resultado da eleição, até porque o fato aconteceu antes do primeiro turno. Lembrou que seu opositor também responde a uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) por suposta compra de votos.

Já o advogado Henrique Sadamatsu que defende Neudo junto às cortes eleitorais disse que vai recorrer e que está confiante de que vai reverter a situação. Afirmou ainda que existem outras ações que comprometem Anchieta. Portanto, está tranqüilo.

DEPUTADOS PERMANECEM

O TSE também deferiu mandado de segurança com pedido de liminar que assegura aos deputados cassados George Melo (PSDC) e Chico das Verduras (PRP), este último deputado federal, a permanência nos cargos. Os argumentos do ministro Versiani para este caso foi o mesmo utilizado para manter Anchieta no cargo de governador.

Assim sendo, a posse de Damosiel Alencar (PRP), que estava prevista pra hoje foi suspensa.

VIDA DE REPÓRTER: ADRENALINA PURA

Quer viver uma vida no limite? Seja jornalista. De preferência, repórter político. Você não tem hora, nem dia para você mesmo. Tudo gira em torno dos fatos. De quebra, você ainda atrai uma série de admiradores e outro tanto detratores. Muitos desses últimos batem nas costas e te chamam de meu amigo. Uma ova. Mas tudo vale a pena, quando a alma não é pequena. Tiro de letra essas coisas.


Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " TSE mantém Anchieta no cargo; Neudo não foi diplomado "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.