Vida de repórter - bastidores de uma sessão do TRE

By Luiz Valério terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A vida de repórter às vezes se torna muito mais interessante pelo que se deixa de publicar – os fatos adjacentes à matéria apurada – do que pelo que é publicado. Desde o começo da carreira, passei a me interessar pelo que se passa à minha volta extra pauta. Muitas coisas explicariam o que é publicado, se pudesse vir como nota explicativa no rodapé dos textos jornalísticos.
Cito como exemplo uma sessão do Tribunal Regional Eleitoral. Num canto, advogados confabulam sobre as estratégias de defesa dos seus clientes. Em outro, jornalistas trocam impressões sobre a sessão e dão dica de como será produzido seu material. Sentada num canto, jornalista troca olhares e mensagens de celular com membro da Corte. Muitos offs partem daí.
Pausa na sessão para que os juízes discutam questões relativas ao processo. Logo, outro advogado corre para fora do plenário e passa a falar ao celular. Seus colegas de profissão que defendem a outra parte suspeitam de que ele esteja trocando informações com magistrados sobre como proceder em determinada situação.
Continua a troca de olhares entre promotor, jornalista e advogados. Um dos desembargadores não consegue esconder o cansaço e dorme em plena sessão. Moçoilas, servidoras do TRE, sorriem ao ver o magistrado com a cabeça “escorregando do pescoço” de um para outro lado. Enquanto isso, seguem os argumentos e contra-argumentos entre juízes e advogados.
A sessão acaba e vem novos comentários sobre o resultado esperado por uns e inesperado para outros. Na sessão seguinte, as ocorrências paralelas aos fatos principais continuam a se repetir. E como disse, elas bem que poderiam servir de nota de rodapé para as notícias publicadas todos os dias nas páginas de políticas dos jornais.
  

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Vida de repórter - bastidores de uma sessão do TRE "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.