Igarapés são desviados para beneficiar proprietários de terra

By Luiz Valério quarta-feira, 9 de março de 2011
Sempre que faço uma reportagem, ficam sobras de anotações que muitas vezes não cabem no texto final, por destoarem do todo. Este é um caso. O que relato a seguir merece atenção, pois diz respeito à questão ambiental e as autoridades locais precisam tomar alguma medida.

Não era uma informação se encaixasse na matéria sobre agricultura orgânica, mas é um apontamento que merece ser divido com os que se dedicam a ler este blog.

Quando eu fui entrevistar o produtor rural Canindé Bessa, na região do Monte Cristo, para fazer a matéria sobre agricultura orgânica, na sexta-feira (4), ele fez uma denúncia grave: estão desviando o curso dos igarapés “Carrapato” e “Das Falhas”, para irrigar plantação de capim em propriedades particulares das imediações.

E o pior de tudo: um dos responsáveis por essa agressão ambiental é um cidadão que tem a missão de cuidar de políticas de aprendizagem rural em Roraima. Ou seja, agentes públicos que sabem o que é o certo, mas fazem o errado para se beneficiar no curto prazo.

Seu Canindé diz que tem a preocupação de preservar a mata ciliar dos igarapés, mas está vendo eles serem destruídos por pessoas que deveriam zelar pela sua preservação. Aqui em Roraima, infelizmente, muitos proprietários de terra agridem o meio ambiente para tirar proveito financeiro no curto prazo.

Pessoas que deveriam zelar pelo meio ambiente, pois se qualificaram para entender como lidar com a natureza de forma harmônica, acabam agindo como agressores ambientais. É até aceitável que pessoas leigas hajam dessa forma por desconhecimento. Mas experts no assunto, não.  Isso é realmente lamentável.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Igarapés são desviados para beneficiar proprietários de terra "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.