Jalser tem cassação confirmada pelo TSE

By Luiz Valério quinta-feira, 3 de março de 2011
Mais um deputado estadual de Roraima teve o mandato cassado, desta vez, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou nesta quarta-feira (2) provimento ao Agravo Regimental (ARO) interposto pelo deputado estadual Jalser Rener Padilha (DEM), em face da decisão que deu provimento ao Recurso Ordinário (RO) de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE). O Acórdão que traz a decisão do AGR no RO nº 1047-15.2010.6.23.0000 foi publicado na manhã de hoje (3) no site do TSE.
A decisão contra Jalser Renier é pela impugação ao Registro de Candidatura por condenação criminal em órgão colegiado, tornando-o assim inelegível conforme a Lei Eleitoral. Jalser Renier ainda tem direito a embargos declaratórios que deverão ser impetrados no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Ele deverá recorrer da decisão no cargo.
Considerado um dos cabeças do Escândalo dos Gafanhotos, Jalser Renier (DEM-RR) foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1º Região a seis anos de prisão. A mãe de Renier, Etelvina Padilha, foi condenada a quase três anos de reclusão, por participar também do esquema. No dia 16 de dezembro do ano passado, o TSE indefefiu o pedido de sua candidatura, culminando com o julgamento de ontem.
Essa também não é a primeira vez que o parlamentar perde o mandato. Em 2004 ele teve o mandato cassado pelo TSE por ter comprado votos distribuindo cartões magnéticos que davam acesso a um cinema e a um parque aquático, durante a campanha eleitoral de 2002.
Caso se confirme a cassação do Registro de sua Candidatura, Jalser Renier perderá os votos obtidos nas eleições do ano passado, obrigando o TRE-RR fazer uma recontagem. Neste caso, o beneficiado seria o suplente e ex-deputado estadual Leonídio Laia Netto (PRTB).
Jalser Renier é mais uma baixa na base de apoio ao governador Anchieta Júnior (PSDB) – duas somente nesta semana. Na última terça-feira (01), o TRE-RR confirmou a cassação do mandato do deputado estadual George Melo (PSDC), juntamente com o deputado federal Francisco Vieira Sampaio, o Chico das Verduras (PRP), acusados pelo MPE de cometimento de captação ilícita de sufrágio (compra de voto) durante a campanha eleitoral de 2010. Os dois chegaram a ser presos em flagrante.
Leonídio Laia, por sua vez, chega à ALE-RR para fortalecer ainda mais a bancada de oposição da Casa, juntamente com Damosiel Lacerda (PRP), que deverá tomar posse no lugar de George Melo na manhã desta sexta-feira (4). Atualmente, compõem a oposição: Mecias de Jesus (PR), líder; Flamarion Portela (PTC), Ionilson Sampaio (PSB), Dhiego Coelho (PSL), Soldado Sampaio (PC do B), Brito Bezerra (PP) e Gabriel Picanço (PSB)
.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Jalser tem cassação confirmada pelo TSE "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.