Manejo florestal como forma de promover o desenvolvimento sustentável

By Luiz Valério sexta-feira, 11 de março de 2011
O senador Aníbal Diniz (PT-AC) defendeu hoje no Senado o manejo florestal como uma prática compatível com o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Para o parlamentar, não é mais possível encarar as florestas como um jardim intocável. Esse tem sido o mesmo discurso do senador roraimense Mozarildo Cavalcanti (PTB).

 De acordo com o senador Aníbal Diniz, manter as florestas como “jardins intocáveis” não dá garantias de vida para a população que a habita a região amazônica. Ele diz que não há outro meio de preservar a floresta se não for garantida a proteção e asseguradas as condições de vida das pessoas que vivem na Amazônia.

Aníbal Diniz defendeu o manejo florestal como uma prática compatível com o desenvolvimento sustentáveFoto: Folha do Acre
O discurso do parlamentar foi motivado pela carta que recebeu do padre Paolino Baldassari, de Sena Madureira (AC), que se manifestou contra o manejo florestal. Na carta o vigário se diz contra o manejo florestal porque, com esta prática, não são descartadas apenas as árvores mais antigas, mas também as de meia vida, o que ameaçaria as futuras gerações.

Ao tempo em que defendeu o manejo florestal como forma de se atingir o desenvolvimento sustentável na Amazônia, o senador Aníbal Diniz disse ser preciso punir os transgressores da lei. No entanto, destacou o seu apoio à legislação que viabilizou, no Acre, o manejo florestal e disse que não se pode recuar nos avanços obtidos.

Aníbal Diniz diz que a floresta amazônica é o maior patrimônio da região e a "porta de entrada para o mundo globalizado". Segundo ele, com o projeto de desenvolvimento sustentável, o Acre pode se apresentar ao debate global e dizer que é possível gerar condições de vida e trabalho, melhorar a vida e a renda das pessoas e garantir a floresta intacta. (Com informações da Agência Senado)

Qual a sua opinião sobre este assunto? Afinal, a natureza já nos está cobrando a fatura pelo nosso pouco respeito ao meio ambiente.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Manejo florestal como forma de promover o desenvolvimento sustentável "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.