Notas apimentadas #07

By Luiz Valério sábado, 5 de março de 2011
PROCESSO SEM FIM
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, na quarta-feira (2), devolver ao juiz eleitoral da 7º Zona Eleitoral os autos do processo que trata do pedido de cassação do prefeito Eliésio Cavalcante, do Município de Uiramutã, para reanálise do mérito. O pedido foi feito pela defesa do segundo colocado na eleição daquele município, Wilson Jordão.

PROCESSO SEM FIM 1
Jordão acusa o prefeito Eliésio de compra de votos e quer a sua cassação para que possa assumir a Prefeitura. A ação que pede a perda do mandato pelo prefeito de Uiramutã tramita na Justiça Eleitoral de Roraima desde 2008, sem que nenhuma decisão tenha sido tomada ainda. Agora o processo voltará para a 7ª Zona para ter seu mérito reavaliado.

CORRUPÇÃO NA RAPOSA
Eliésio Cavalcante é acusado de ter usado uma aeronave para levar dinheiro à região da Raposa Serra do Sol, com o objetivo de comprar votos de moradores de indígenas do local. De acordo com o que consta na ação de impugnação de mandato impetrada contra o prefeito de Uiramutã, um emissário do acusado teria entregado a quantia de R$ 800 a um dos moradores da reserva. 

INCOERÊNCIA DE TOGA
O advogado Alex Ladislau, que defende Wilson Jordão na ação em que é requerida a perda de mandato de Eliésio Cavalcante, questiona a demora da Justiça Eleitoral para se pronunciar sobre o caso. “O mandato do prefeito acusado de compra de votos já está prestes a ser concluído e a Justiça Eleitoral ainda não se decidiu a respeito, enquanto que o governador [Anchieta Júnior], que foi eleito em 2010, já teve o mandato cassado”, queixou-se Ladislau.

QUEBRANDO O GELO
A solenidade de posse de Damosiel Alencar (PRP) foi recheada de momentos descontraídos ou de tentativas de torná-lo descontraído pelo presidente da Casa, deputado Chico Guerra, e de integrantes de membros da oposição.  Foi uma forma de quebrar o gelo, depois de tantos momentos de tensão.

LOBA DE VERMELHO
Primeiro, o líder da oposição na Casa, deputado Mecias de Jesus (PR), resolveu “tirar uma onda” com a vice-presidente da Aurelina Medeiros (PSDB), que compareceu à solenidade de posse de Damosiel vestida de vermelho. “A lobinha veio vestida assim, porque é vermelho de coração”, disse Mecias, sobre a colega, insinuando que ela tem simpatia por Neudo Campos. Em tempo: há anos Aurelina é chamada carinhosamente de “lobinha” pelos colegas de parlamento.

OS MUI AMIGOS
Depois, o ex-presidente da Casa também fez questão de se aproximar de Chico Guerra para posar para uma foto. O objetivo, segundo o próprio Mecias, era acabar com “os rumores” na imprensa de que ele e Guerra estariam brigados, depois que o tucano assumiu a presidência da Casa. E, juntos, disseram “X” para a posteridade.

MEIO A MEIO
Os deputados estaduais fizeram uma divisão equânime dos cargos de presidente das 14 comissões permanentes da Assembleia Legislativa. O grupo de situação, que tem 16 membros, ficou com a presidência de sete comissões. O bloco oposicionista preside as outras sete. Tudo democraticamente costurado a duras penas durante dias.

A CARNE É FRACA
O deputado Brito Bezerra (PP) fez uma visita surpresa ao Matadouro e Frigorífico de Roraima (MAFIRR) e detectou várias irregularidades. Até teve vontade de fazer denúncia contundente a respeito, mas algo o impedia de agir dessa forma. É que o hoje parlamentar de oposição há algum tempo atrás dirigiu do frigorífico e a situação do matadouro não era muito diferente da atual.

DILMA, O SÍMBOLO
Terça-feira, 8 de março, é comemorado do Dia Internacional da Mulher. A eleição de Dilma Rousseff como a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Brasil serve como símbolo dos avanços da luta das mulheres pelos seus direitos ao longo das últimas décadas. A eleição de Dilma se tornou ainda mais expressiva se levado em consideração o fato de que as mulheres só conquistaram o direito ao voto em 1934.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Notas apimentadas #07 "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.