Notas apimentadas #08

By Luiz Valério quinta-feira, 17 de março de 2011
DEBANDADA EM GESTAÇÃO
O governador Anchieta Júnior (PSDB) deve se preparar para mais ataques na Assembleia Legislativa. É que a bancada de oposição deve ser fortalecida em breve com pelo menos mais quatro deputados que hoje compõem a bancada de situação. Já em gente de malas prontas para pular do barco.

DE MALAS PRONTAS
Um desses deputados que estão de malas prontas é Chicão da Silveira (PDT), que defendeu ontem a necessidade de abertura da CPI da Saúde. Ao ser questionado sobre se estava predisposto a integrar a oposição, ele afirmou que já está quase lá. Outros três parlamentares, mais cautelosos, não verbalizaram ainda seu desejo de mudar de lado.

DIAGNÓSTICO GERAL
Diante do quadro de dissidência iminente, o líder da bancada de situação, deputado Rodrigo Jucá (PMDB), afirmou que vai tentar identificar quais são os parlamentares predispostos a mudar de lado para poder conversar, na tentativa de reverter a situação. “Ainda não tomei conhecimento dessa possibilidade, mas vamos nos inteirar para tentar mudar isso”, disse.

QUER PORQUE QUER
Ao propor a CPI da Saúde, o deputado Mecias de Jesus (PR), disse que este é um instrumento da minoria. O líder da oposição afirmou que se o Plenário não aprovar o pedido de abertura de CPI a bancada oposicionista vai recorrer à justiça para ver a reivindicação atendida.

ECOS DE BRASÍLIA
Os discursos da senadora Ângela Portela (PT) estão ecoando na Assembleia Legislativa. Sempre que ela se pronuncia na tribuna da Câmara Alta do país, o seu esposo, deputado Flamarion Portela (PTC), pega o mote do discurso da senadora e dá um tratamento local ao tema abordado.

LOBINHA IRRITADA
Rumores circulavam ontem na Sala VIP da Assembleia Legislativa, dando conta de que a deputada Aurelina Medeiros (PSDB) estava tiririca da vida pelo fato de que 18 pessoas por ela indicadas para trabalhar na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) haviam sido exoneradas. Aliás, o campeão de colocação de pessoas na Sesau era o ex-deputado Urzeni Rocha.

TRABALHO DE HÉRCULES
Se o secretário Leocádio Vasconcelos, da Sesau, conseguir colocar a pasta nos eixos, como fez com o Detran e a Sefaz, provará, por A mais B, que é, de fato, um bom gestor público. O problema é que são tantos os interesses pessoais plantados há anos na secretaria, que será uma tarefa hercúlea, operar uma mudança profunda lá dentro.

PASSADO E PRESENTE
Em seu primeiro mandato de deputado estadual, o hoje corregedor geral da Assembleia Legislativa, Erci de Moraes, tentou criar uma CPI do Narcotráfico na Casa. Não conseguiu coletar assinaturas suficientes para ver a CPI instalada. Por isso, ainda hoje o Estado aparece nas estatísticas como rota do tráfico internacional de drogas e humanos, pois as duas coisas acabam interligadas.

CIDADANIA SÚBITA
Os parlamentares brasileiros estão tendo uma súbita preocupação com assuntos que sempre trataram com pouco caso. No próximo dia 23, será instalada na Frente Parlamentar Mista para a Reforma Política com Participação Popular, no Auditório da Câmara dos Deputados. O senador, José Sarney (PMDB), disse considerar positiva a criação da frente.

CIDADANIA SÚBITA 1
O papel da Frente Mista para a Reforma Política é trabalhar de forma paralela para ampliar os instrumentos de participação popular na realização da reforma, dando o incentivo necessário para a elaboração de projetos de iniciativa popular como o que deu origem à Lei da Ficha Limpa. Sarney devia ter essa mesma visão cidadã em relação à vida política dos estados do Maranhão e do Amapá, onde age com forte viés coronelista.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Notas apimentadas #08 "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.