Notas apimentadas #09

By Luiz Valério quinta-feira, 24 de março de 2011
O HOMEM DE GUERRA
Depois de muita competição e boatos, eis que o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Chico Guerra (PSDB), empossou o novo secretário de Comunicação da Casa. Assumiu o cargo ontem, em substituição ao jornalista JR Rodrigues, Marcone Lázaro, egresso dos quadros da TV Roraima, retransmissora da Rede Globo no Estado.

ESPALHANDO TENTÁCULOS
E pelos corredores da Assembleia, quem discordava de alguma forma da nomeação do novo secretário, dizia que os tentáculos do senador Romero Jucá (PMDB) estão se estendendo também para o Poder Legislativo estadual. Isso porque Marcone é proprietário e uma empresa de comunicação que prestava serviço para o SEBRAE, cujo superintendente até bem pouco tempo era o hoje deputado estadual, Rodrigo Jucá (PMDB), filho do senador.

CANTÁ EM EBULIÇÃO
Como informado ontem aqui na coluna ontem, os vereadores do Cantá devem instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar um suposto esquema de desvio de combustíveis da prefeitura. Conforme fontes, familiares do prefeito Zemar do Carmo estariam sendo beneficiados. Ontem antes da sessão, cujo início estava previsto para as 19 horas, o clima estava tenso devido à situação.

A VOLTA DE LAIA
Caso o adiamento da validade da Lei da Ficha Limpa somente para as próximas eleições venha mesmo a resultar na revalidação dos votos de Antônio Indalino da Silva, o Antônio da Sinuca, beneficiando Leonídio Laia (PRTB), que poderá retomar seu assento na Assembleia Legislativa, o governador Anchieta Júnior (PSDB) ganhará mais parlamentar de oposição. Desde os últimos meses da legislatura passada, Laia mudou de lado e passou a fazer denúncias contra o governo.

MOTIVO PARA SER FELIZ
E por falara na Lei da Ficha Limpa, ontem o deputado Flamarion Portela (PTC) estava mais aliviado com a decisão do STF, que adiou a sua validade para as próximas eleições. Diretamente beneficiado pelo posicionamento do Supremo, Flamarion pode reafirmar aos quatro ventos que é um deputado feliz.

PROFISSÃO DE FÉ
A senadora Angela Portela (PT) defende uma melhor remuneração para os professores, com um piso salarial de R$ 950, válido em todo o país. A parlamentar quer a aplicação da legislação, que "representa uma revisão das prioridades" do país, a partir da valorização do magistério. No entanto, governadores dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará e Santa Catarina questionaram à época a constitucionalidade da Lei sancionada pelo então presidente Lula.

RUIM DE GEOGRAFIA
As informações da nota acima são oriundas de notícia publicada pela Agência Senado. Detalhe: na matéria publicada no site da Agência, a senadora Ângela é qualificada como sendo representante de Espírito Santo e não de Roraima. Deve ter sido apenas um equívoco, mas que é sempre corriqueiro quando a imprensa de fora se refere ao Estado.

MATÉRIA PRECLUSA
Simpatizantes da ex-deputada Maria Helena Veronese (PSB) sonham com a possibilidade de vê-la de volta ao parlamento federal, com a decisão do STF. Mas entendidos no assunto dizem que não há como os votos do então candidato Namis Levino serem revalidados, pois seu processo transitou em julgado e ele havia desistido de recorrer. Trata-se, portanto, de matéria preclusa. Dessa forma, as chances de Maria Helena ser beneficiada cairam por terra.

INCHAÇO PRÉVIO
O deputado Célio Wanderley andou comentando nos corredores a Assembleia Legislativa que se o governador Anchieta Júnior decidir ir para o PSD, ele desiste de ingressar na sigla que está para nascer em Roraima. Justificativa: o parlamentar teme que junto com o governador vá uma fileira do que ele chamou de “puxa sacos”, o que já deixaria o partido inchado e inóspito já de saída.

DESTINO INCERTO
Célio Wanderley disse, na quarta-feira (23), que estava predisposto a deixar o DM, junto com os deputados Jalser Renier e Naldo da Loteria. Mas já demonstra a intenção de repensar sua decisão, caso haja o risco de inchaço prévio da nova legenda.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Notas apimentadas #09 "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.