Olá @migos,

Amanhã a temperatura deve subir pelas bandas da Assembleia Legislativa de Roraima. A oposição está decidida a dar entrada no requerimento pedindo a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar ou acompanhar a investigação ora realizada pelos órgãos de controle acerca das irregularidades verificadas nas licitações da Sesau.

Os oito deputados que compõem a bancada de oposição fecharam o acordo desde quinta-feira (17), quando ficou decidido que seria apresentado o requerimento esta semana.

Na ocasião, surgiram as primeiras reações dos deputados de situação, como foi o caso do corregedor-geral da Casa, deputado Erci de Moraes, para quem a instalação de uma CPI se faz desnecessária.

Erci alega que o Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é um órgão fiscalizador auxiliar do Poder Legislativo, já representaria a Casa nas investigações.

Se a CPI for instalada e o trabalhado realizado for sério e profundo e não apenas para satisfazer a vontade da oposição de atirar balas de canhão contra o governo, muito mais coisas escabrosas na Secretaria de Saúde deverá ser descoberto e com a participação dos próprios deputados – digo, de alguns deles – assim como ex-deputados.

Afinal, é do conhecimento até do reino mineral, como diria o jornalista Mino Carta – que a Sesau, assim como a Secretaria de Educação e tantas outras, sempre serviram de cabides de emprego e balcão de negócios para satisfazer a vontade dos deputados, que brigam de caninos à mostra, para abrigar e/ou manter seus apadrinhados nos empregos.

E isso, assim como as fraudes nas licitações da Sesau, não é de hoje.

O DNA de todos esses desmandos data de muito tempo atrás. Basta fazer um mapeamento correto no “código genético” da administração pública em Roraima para se concluir que a atrofia governamental é antiga. E o pior, contou desde sempre com a participação e serviu aos interesses de muitos dos que hoje atiram pedras por estar fora da jogada.

Que se investigue tudo, absolutamente tudo, e se dê nome a todos os bois que integram e integraram essa manada da dilapidação dos recursos públicos que sempre chegaram a Roraima e escorreram pelo ralo profundo dos interesses particulares.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Oposição vai pedir CPI da Saúde. Que a investigação seja profunda, então "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.