Reeleição pode estar com os dias contados

By Luiz Valério quinta-feira, 17 de março de 2011
Aos poucos estamos assistindo a uma inédita boa vontade dos parlamentares para mudar algumas imperfeições do sistema político brasileiro. São mudanças ainda aquém do que desejamos, mas já é alguma coisa.

Hoje, por exemplo, a Comissão da Reforma Política decidiu propor a manutenção do instituto do voto obrigatório e o fim da reeleição, com mandato de cinco anos para os executivos municipais, estaduais e federal. Se passar nas votações, será um bom começo acabar com a aberração criada pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso.

Na terça-feira (15), os membros da comissão já haviam se manifestado a favor de mudanças na suplência de senador e na data da posse dos chefes do Executivo.

Apenas os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Itamar Franco (PPS-MG) e Francisco Dornelles (PP-RJ), presidente da comissão, foram favoráveis à instituição do voto facultativo. A comissão é composta por 15 membros. Logo essa, que seria uma das melhores modificações no sistema político brasileiro. Ninguém deveria ser obrigado a votar. O voto deve ser facultativo como ocorre nos Estados Unidos.

Na votação realizada esta tarde entre os membros da Comissão da Reforma Política, o fim da reeleição e a instituição do mandato de cinco anos para prefeito, governador e presidente da República foi quase unanimidade. Somente o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) foi favorável à manutenção da reeleição. Tinha que ser ele. Nunes foi ministro da Justiça de FHC, o pai da reeleição.

O importante é que mesmo caminhando a passos lentos e com propostas de mudanças ainda um tanto rasas, há sinais de que alguma coisa pode mudar no draconiano sistema político nacional. Que a sociedade pressione da forma que puder para que as mudanças sejam um pouco mais profundas.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Reeleição pode estar com os dias contados "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.