Segurança pública foi o centro das atenções hoje na Assembleia

By Luiz Valério quarta-feira, 2 de março de 2011
Segurança pública foi o principal tema debatido hoje pelos deputados na Assembleia Legislativa. O dia começou com o oposicionista Brito Bezerra reunido com alguns empresários reclamando à imprensa de falta de segurança.

O parlamentar enumerou diversos casos de assaltos a estabelecimentos comerciais. Depois o deputado Coronel Chagas apresentou projeto de lei propondo a convocação para o serviço ativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros os servidores que estão na reserva.

Dando prosseguimento ao tema do dia o Soldado Sampaio apresentou outro projeto de lei propondo a padronização de escalas de serviço e uma carga horária máxima de 40 horas para os policiais militares.

No vácuo dessas questões, o líder do governo na Casa, deputado Joaquim Ruiz (PV) sugeriu que a Assembleia Legislativa contrate uma empresa de segurança privada e devolva para o quartel os mais de 45 policiais que estão à serviço do Poder Legislativo. Segundo Ruiz, essa seria uma importante contribuição da Assembleia para a melhoria da segurança em Roraima.

Parte do problema da segurança pública em Roraima consiste no fato de que dos 1.500 policiais que compõem os quadros da PM apenas 300 estão lotados no interior. Muitos desses policiais estão no serviço administrativo, enquanto as ruas ficam desguarnecidas.

Outra questão é que boa parte do pessoal que passa nos concursos públicos não quer ir para o interior, mesmo quando se inscrevem nos certames sabendo que o objetivo é o preenchimento de vagas nos municípios interioranos.

Essa foi uma lembrança do deputado Rodrigo Jucá. Soldado Sampaio sugere que se faça concursos regionalizados e se crie instrumentos de valorização dos policiais que são destacados para o interior, como residência e uma gratificação por interiorização.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Segurança pública foi o centro das atenções hoje na Assembleia "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.