A campanha de 2012 já começou

By Luiz Valério sábado, 9 de abril de 2011
Meus queridos @migos,

Mal saímos de uma das mais acirradas campanhas eleitorais já vistas em Roraima nos últimos anos, já vemos os primeiros movimentos de partidos e atores políticos que estão com os olhos voltados para eleições municipais de 2012.

Na verdade, a campanha de 2012 foi antecipada dentro da campanha de 2010, mais precisamente no mês de setembro, num comício realizado no bairro 13 de Setembro, quando o então candidato à reeleição ao governo de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB) disse que queria como sua candidata à Prefeitura de Boa Vista, a então candidata a deputada federal Teresa Surita (PMDB).

Exatamente ali, com mais de dois anos de antecedência, foi dado o ponta-pé inicial para uma campanha dentro de outra campanha. Teresa acabou se elegendo a deputada federal mais votada de Roraima. Os aplausos dos moradores do bairro 13 de Setembro, na ocasião, soaram como aprovação ao lançamento ultra antecipado do seu nome para a Prefeitura de Boa Vista.

É bem verdade que a vida de Teresa Surita como possível candidata não será assim tão fácil. Principalmente se resolverem deixar a Lei da Ficha Limpa (Lei 135/2010) entrar em vigor.

Mas o lançamento do nome de Teresa acabou fazendo surgir outros nomes que se colocam como pré-candidatos, como é o caso dos vereadores Telmário Mota (PDT) e Braz Assis Behnck (PPS), presidente da Câmara de Vereadores de Boa Vista. Tudo bem que esses pré-candidatos podem - e talvez seja exatamente isso - ter se colocado por antecipação como forma de barganharem acordos futuros que não necessariamente suas candidaturas ao Palácio 9 de Julho.

Mas não é apenas aqui na Capital que a campanha de 2012 está sendo planejada, não. Esta tarde, o presidente do Partido Verde (PV), Rudson Leite, lançou o seguinte comunicado no grupo de debate “Discutindo Roraima”, que ele criou no Facebook:

O Partido Verde necessita com urgência de nomes para pré-candidato a prefeito de Alto Alegre, Uiramutã, Pacaraima e São João da Baliza. Pré-requesito: ser administrador, ter a ficha limpa, nunca ter cometido crime ambiental”.
 Será que o PV vai encontrar políticos/candidatos com esse perfil?

Bom, mas essa é uma demonstração de que as siglas partidárias já estão se organizando para o pleito municipal do próximo ano. É provável que em Boa Vista tenhamos um bom número de candidatos novatos se apresentando para suceder o prefeito Iradilson Sampaio (PSB), mesmo com as finanças do Município caindo pelas tabelas.

Mas, como o poder é sempre sedutor, candidatos surgirão.

É isso.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " A campanha de 2012 já começou "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.