Ninguém quer o Hospital da Criança

By Luiz Valério terça-feira, 12 de abril de 2011
O secretário Leocádio Vasconcelos, da Sesau, descarta a possibilidade de injetar recursos no Hospital da Criança

O secretário de Saúde de Boa Vista, Robério Araújo, quer que o governo estadual ajude na manutenção do Hospital da Criança Santo Antônio, sob a alegação de que a redução de mais de 50% nos repasses do Fundo de Participação do Município (FPM) impossibilita a Prefeitura de arcar com as despesas sozinha.  De acordo com Araújo, o poder público municipal assumiu todas as despesas do Hospital da Criança em 2002, mas agora não dá mais para mantê-lo sozinho. Araújo diz precisar de um socorro financeiro de pelo menos R$ 1 milhão do governo.

Por sua vez, o secretário estadual de saúde, Leocádio Vasconcelos, disse que estado e município nunca discutiram esse assunto, mas descartou a possibilidade de injeção de dinheiro por parte da Sesau na unidade de saúde. De acordo com ele, o estado já presta atendimento a toda a população de Roraima e não tem como assumir mais essa responsabilidade.

Robério Araújo diz que a Prefeitura está promovendo atendimento de alta complexidade quando é dever do estado promover esse tipo de ações de saúde. “Até hoje o Município de Boa Vista vinha bancando esse financiamento sozinho, com uma pequena ajuda do governo federal”, disse o secretário. Araújo afirma que em decorrência dos cortes no FPM o município de Boa Vista atravessa a maior crise financeira da sua história. Por isso ele defende uma repactuação da gestão da saúde municipal.

Não há a menor possibilidade do governo do estado assumir o Hospital da Criança hoje. Aliás, nunca os gestores municipal e estadual trataram sobre essa questão. Essa foi a resposta do secretário Leocádio Vasconcelos, da Sesau, para a proposta de Araújo. “Por enquanto isso está fora de cogitação”, afirmou. “O município em nenhum momento discutiu isso conosco”, reforçou. Sobre as dificuldades financeiras do Município Leocádio disse que a situação não é muito diferente da que passa o estado.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Ninguém quer o Hospital da Criança "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.