Prefeitos na mira do Ministério Público

By Luiz Valério sábado, 7 de maio de 2011
Olá @migos,

O Ministério Público de Roraima tem dado mostras de que não está disposto nem um pouco a aliviar com os políticos gestores que fazem mau uso dos recursos públicos.

Somente esta semana dois prefeitos foram alvo de ações do MP, que os acusa de improbidade administrativa: James Batista (PC do B), que foi afastado da Prefeitura de São Luiz do Anauá, e Iradilson Sampaio, acusado de desviar verbas das multas de trânsito para outra finalidade. (Leia mais nas notas abaixo).

Essa atuação do Ministério Público é de fundamental importância para a moralização do mundo político, terreno em que a certeza da impunidade parece generalizado. Pessoas comuns cometem pequenos furtos, às vezes movidas por necessidade extrema, e vão parar na cadeia, antes mesmo do julgamento.

No, entanto, políticos de baixa e alta plumagem cometem delitos de grande monta com recursos públicos e ficam impunes.

Mas o Ministério Público vem, cada vez mais, apertando o cerco contra os maus gestores. Trata-se, a meu ver, de uma ação louvável, principalmente quando estamos às vésperas de um novo pleito municipal. Daqui a pouco muitos políticos enrolados com o Tribunal de Contas e com a Justiça vão se apresentar como candidatos a prefeito.

O eleitor precisa ficar atento aos sinais emitidos pelo MP. As ações contra os prefeitos que aplicam mal ou desviam os recursos públicos podem até não resultar em condenação definitiva, mas servem como uma sinalização dos órgãos fiscalizadores de que eles não merecem uma segunda ou terceira chance.

Portanto, fiquem de olho.

PS - Este foi o comentário que escrevi para a Coluna Política S/A deste sábado, versão online, publicada no site Roraima em Foco, do jornalista Gilvan Costa

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Prefeitos na mira do Ministério Público "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.