Análise de cenário pós-julgamento dos embargos

By Luiz Valério segunda-feira, 20 de junho de 2011
Eu estava discutindo hoje alguns possíveis cenários no que diz respeito ao futuro do governador José de Anchieta Júnior (PSDB), após o julgamento de amanhã (se ele de fato acontecer amanhã) dos embargos que contestam a sua cassação em 11 de fevereiro deste ano.

O assunto é indigesto para muitos, mas precisa ser discutido. Por exemplo: teremos um cenário, se o pleno do TRE rejeitar os embargos e for permitido que o governador recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no cargo. Isso significará que pouca coisa vai mudar, pois os recursos às instâncias superiores podem demorar (ou não).

Porém, será completamente outro o cenário, se os juízes do TRE aceitarem os embargos. A situação será totalmente diversa se os magistrados recusarem as alegações da defesa de Anchieta e entenderem que o governador deverá recorrer fora do cargo.

Isso poderá fazer com que alguns aliados poucos confiáveis abandonem o barco e mudem de lado, resultando no enfraquecimento político do governador.

Nunca é demais lembrar há bem pouco tempo alguns deputados da base de situação se mostraram predispostos a mudar de lado. Cito como exemplo o deputado Chicão da Silveira (PDT), que chegou a dizer a este jornalista-blogueiro que estava de malas prontas para ir para a oposição.

Então, isso significa que a decisão do TRE - e como venha a ser a sua aplicabilidade - terá um efeito diferente entre um e outro cenário. Aguardemos.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.