Juízes pedem vistas de ação contra o governador Anchieta Júnior

By Luiz Valério terça-feira, 28 de junho de 2011
A ação deve voltar à pauta de julgamento na quinta-feira, 30 - Foto: site do TRE
 O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) iniciou ontem o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral de número 1823-15, em que o governador eleito Anchieta Júnior (PSDB) é acusado de prática de abuso de poder político e de autoridade nas eleições de 2010.

Proposta por Neudo Campos, segundo colocado nas eleições, a ação pede a cassação do governador Anchieta. No entanto, o juiz relator José Pedro Fernandes apresentou parecer propondo como pena máxima a aplicação de uma multa no valor de 50 mil UFIRs.

Fernando Lima, advogado de defesa do vice-governador Chico Rodrigues, disse que as provas que embasam os processos estão viciadas e que devem ser desconsideradas, pois, em sua opinião, houve violação de correspondência particular.



O advogado também sustenta que a ação é descabida e não deve ser levada em consideração pelo Pleno do TER, não cabendo nem de aplicação de multa nem de cassação.

Depois da leitura do relatório por José Pedro Fernandes, o julgamento da ação contra Anchieta foi interrompido pelo pedido de vistas apresentados pelos juízes Helder Girão Barreto e Stélio Dener. O processo deve voltar à pauta de julgamento na próxima quinta-feira, 30.

Por sua vez, Henrique Sadamatsu, advogado de Neudo Campos,defende diz que a penalidade cometida foi grave:




DETALHES DO CASO

Nos bastidores da sessão de ontem do TRE, advogados comentavam que quando da apreensão da L-200 da Secretaria de Agricultura que carregava mudas para o interior, ocasião em que uma mulher foi flagrada com material de campanha, havia entre os santinhos transportados por ela material do PT, partido que fazia parte da coligação de Neudo Campos (PP), denominada de "Pra Roraima Voltar a Ser Feliz".

A acusação contra Anchieta Júnior é exatamente a de um usar veículo oficial para fins de campanha eleitoral. O advogado Fernando Lima contesta a acusação afirmando que nos autos não há uma prova sequer de que houve a anuência do governador para que fosse feito o transporte de material de campanha no carro da Secretaria de Agricultura.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Juízes pedem vistas de ação contra o governador Anchieta Júnior "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.