Os transtornos causados pela chuva e a improvidência pública

By Luiz Valério sexta-feira, 3 de junho de 2011

A situação em Roraima não está brincadeira no que diz respeito aos estragos trazidos pelas chuvas. Mesmo com a atuação intensa da Defesa Civil, a força das águas faz mais e mais desabrigados em todo o estado. São mais de dez áreas de alagamento em Boa Vista. A situação das estradas também começa a preocupar. Mais de 200 pessoas já estão em abrigos.

Entra ano e sai ano e o bairro Caetano Filho, na capital Boa Vista, continua a figurar como uma das áreas mais preocupantes. Quem mora naquela região da cidade fica sujeito a perder todos os seus bens com a chegada do inverno. A promessa de urbanização feita pela Prefeitura não passou disso: promessa.

Diante de situação tão precária, governo do estado e prefeituras se juntaram numa mega-operação denominada de Operação Cidadania, com o objetivo de prestar o socorro necessário aos desabrigados, além de monitorar todas as ocorrências que tenham ligação direta com as chuvas.

Foi criado também um Comitê Gestor de Crise, composto por vários órgãos e instituições públicas, com o objetivo de tomar as medidas necessárias no tempo hábil. Os estragos causados pelas chuvas só mostram que o poder público precisa se adiantar à natureza e cuidar melhor do planejamento urbano das cidades.

Não se pode permitir que pessoas vivam em área de risco, sujeitas a catástrofes que se repetem todos os anos. É um dever do Estado cuidar dos cidadãos, mesmo quando estes se recusam a cuidar de si. No entanto, nesse momento lamentar não adianta. Mas passado o período das chuvas medidas precisarão ser adotadas para retirar as famílias das áreas sujeitas a inundações e alagamentos.

É preciso deixar a retórica de lado e agir, pois, como apontado acima, no caso de Boa Vista, a Prefeitura ainda está devendo a urbanização do Caetano Filho, por exemplo, assim como a retirada das famílias que lá residem para um lugar mais seguro.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Os transtornos causados pela chuva e a improvidência pública "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.