Breve reflexão sobre questões ambientais

By Luiz Valério sábado, 23 de julho de 2011

Tem gente que considera que defender o meio ambiente é ser radical. Muitos chamam os defensores das práticas ambientais sustentáveis de “ambientalistazinhos de merda”. Mas defender o respeito à Natureza, esse ente que nos provém de tudo o que precisamos para viver é, no mínimo, ser coerente com as leis da vida.

O Planeta dá sinais de saturação o tempo inteiro: furacões, tornados, degelo de geleiras imensas nos pólos, seca onde antes chovia muito, chuva onde antes era seco, geadas fora de época, nuvens de areia, tsunamis, etc., etc., etc. Todas essas são manifestações de que o planeta está entrando em colapso. Tal qual um organismo doente, intoxicado, que vomita e tosse o veneno que lhe foi injetado à força.


Então, defender formas sustentáveis de gerar riqueza é ser racional. É pensar num mundo não tão inóspito para as gerações futuras. O nosso mundo, quando chegar a hora, vai acabar para nós, que passaremos deste para outro plano. Mas nossos filhos e netos ficarão aqui. E eu tenho a certeza que você, meu amigo, minha amiga, vai querer deixar um planeta razoavelvemente habitável para os nossos descendentes.

A discussão sobre a reforma do Código Florestal Brasileiro que tramita no Senado, por exemplo, é uma dessas pequenas grandes ações que vão fazer toda a diferença para o meio ambiente.  Barrar os desmatamentos indiscriminados é mais que necessário. A depender do que saia na reforma, o Brasil e o mundo vão agradecer ou padecer as conseqüências no médio e longo prazo.

Não é mais uma questão de birra entre ambientalistas e ruralistas. E quem ainda se prende a essa dualidade minimalista está completamente equivocado. Trata-se, na verdade, de algo muito maior, como fazermos a nossa parte para que o mundo continue habitável e não nos devolva a exploração desmedida com catástrofes climáticas que podem dizimar dezenas de milhares de vida, cada vez que cada uma delas acontece.

Pense nisso. Bom dia!
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Breve reflexão sobre questões ambientais"

ADD COMMENT
  1. Eis aí o grande problema: Desenvolvimento Sustentável. Precisamos do meio ambiente e do desenvolvimento, então porque não concilia-los? Não sei sinceramente, acho que isso é trabalho para os agricultores e agroindustriais, mas esses ao ivés de serem ouvidos e usados como ferramentas, são taxados como criminosos capitalistas, eu acho que vale a pena ouvir os projetos dessa classe, todos poderíamos nos surpreender com quem protege e quem danifica realmente o meio em que vivemos...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.