Eleições municipais 2012: a falta de candidatos num mar de potenciais candidatos

By Luiz Valério terça-feira, 19 de julho de 2011

Estamos a pouco mais de um ano das eleições municipais de 2012 e percebo que Boa Vista vive um vazio de bons pré-candidatos declarados para a disputa pelo palácio 9 de Julho. Posso estar errado, mas, analisemos o cenário.

O atual prefeito Iradilson Sampaio (PSB), em seu segundo mandato, não poderá concorrer e, dizem, ele resolveu se aposentar da vida política. Não quer mais concorrer a nada. [Sabemos, no entanto, que ele sonha com o cargo vitalício de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado - TCE].

A vice-prefeita Suely Campos (PP) é um nome que não emplaca. Não conta com a simpatia de que goza, por exemplo, Neudo Campos – seu marido – mesmo envolvido num mar de denúncias de corrupção: improbidade administrativa, formação e quadrilha, etc., etc., etc. Suely é o caso típico de política que depende do sucesso do marido. É a mulher de Neudo. Se Neudo estiver bem na fita, ela também estará. Do contrário...

Os dois melhores nomes seriam Teresa Surita, deputada federal recém eleita pelo PMDB, e Ângela Portela, senadora pelo PT. Mas não estou certo se qualquer uma das duas vai querer se licenciar dos cargos recém conquistados para disputar a prefeitura da capital. [Embora, no fundo, eu acredite que a senadora Ângela vai acabar fazendo isso]; Teresa Surita, por sua vez, é a candidata dos sonhos do governador Anchieta Júnior (PSDB) já anunciada em plena campanha de 2010 num comício no bairro 13 de Setembro. [Ou pelo menos foi a candidata dos sonhos do governador tucano].

Fico a me perguntar se depois do fiasco da campanha de 2008, o deputado federal Luciano Castro (PR) vai tentar mais uma vez concorrer ao cargo de prefeito; ou se o hoje sem partido, Macias de Jesus, vai se aventurar nessa empreitada [não duvido]; ou mesmo se o senador Romero Jucá (PMDB) vai tentar fazer do seu garoto, o deputado Rodrigo Jucá (PMDB), o seu candidato em substituição a Teresa Surita, popularíssima entre os boavistenses.

Já ouvi de um influente líder partidário local que o deputado federal Raul Lima seria pré-candidato a prefeito de Boa Vista. E esta pessoa, entendida no assunto, me assegurava que as chances são muitas. Será? Tenho minhas dúvidas.

Alguém deve estar se perguntando: e Getúlio Cruz, secretário de Economia e Finanças, não tem chances? Candidato ele até poderia pensar em se lançar. Mas a história recente das eleições roraimenses já mostrou que o “doutor” Getúlio é ruim de voto de mais da conta. Não emplaca nunca. Só ocupou cargo público quando assumiu bionicamente o governo do extinto Território. Getúlio Cruz personifica um curioso “case” de um influente empresário de comunicação que não consegue, mesmo tentando e querendo muito, transformar o prestígio do seu jornal em popularidade pessoal ao ponto de lhe dar um mandato.

No começo desse post eu disse que vivemos um vazio de nomes para concorrer ao Palácio 9 de Julho. Aí, caro leitor, você deve estar se perguntando: como vivemos um vazio se nomes, se você mesmo, Luiz, desfiou ume rosário de possibilidades.

O que eu quis dizer, na verdade, é que na superfície dos acontecimentos, aos olhos nus de todos nós, não há nenhuma definição sobre que será candidato e como será a disputa eleitoral do próximo ano. No entanto, nos bastidores, já há um frenesi estabelecido onde articulações acontecem o tempo todo. Fiquemos atentos, então.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Eleições municipais 2012: a falta de candidatos num mar de potenciais candidatos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.