Jucá: um desejo louco de amordaçar

By Luiz Valério quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Meus @migos,

Faz algum tempo que o senador Romero Jucá (PMDB) e seus apadrinhados para cargos no governo federal vem sendo alvo de denúncias na imprensa nacional. Tudo começou com o "frango gate", caso em que ele supostamente teria dado uma fazenda fantasma como garantia de um empréstimo milionário, contraído junto ao Banco da Amazônia. Depois se estendeu para suas indicações no INSS e, posteriormente, na Funasa. Chegou recentemente à denúncia da revista Época, que ligava seu irmão, Álvaro Jucá, ao esquema do "mensalão" do PT. Teve continuidade com a denúncia de uso indevido de recursos da Conab pelo seu outro irmão, que acabou sendo defenestrado do cargo. Ufa! Quanta coisa!

Pois bem. Estando constantemente na mira da imprensa, o senador Romero Jucá começou a se incomodar com a vigilância dos meios de comunicação e defende a aprovação de uma lei para por rédeas nos jornalistas. Quer uma imprensa domada. A coluna do jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, trouxe a informação de que Jucá quer regular a liberdade de pensamento e de informação no Brasil. Estaria ele magoado com a mídia.

Está em tramitação no Senado um projeto de lei protocolado pelo senador Jucá, ainda no final de abril, com o qual o parlamentar pretende estabelecer critérios rigorosos no que diz respeito ao direito de resposta nos veículos de comunicação. O argumento é o de que os pobres e inocentes políticos brasileiros encarnam "as principais vítimas dos equívocos dos meios de comunicação". Ele se ressente do que considera "agressões ilícitas" à imagem dos políticos.Diz que os danos causados não podem ser reparados devido à falta de uma legislação eficaz nesse sentido.

Na verdade, o grande desejo dos detentores cargos públicos que são pagos em situações embaraçosas é que a imprensa fosse cega, surda e muda. Que só se manifestasse quando fosse para tecer loas às suas ações. E de preferência em veículos de comunicação de sua propriedade, para não correr o risco de ser incomodado com perguntas inoportunas. Felizmente, o Brasil vive um outro estágio, o da liberdade de expressão plena, tudo assegurado pela Carta Magna. No mais, o Código de Processo Civil já estipula punições para os crimes de injúria, calúnia e difamação. Quem se sentir ofendido e estiver certo da sua inocência, é só apelar pra justiça.

PS - Comentário escrito para a Coluna Política S/A, pulicada no site Roraima em Foco.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Jucá: um desejo louco de amordaçar "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.