Tags:

As mídias sociais e as eleições 2012 em Roraima

By Luiz Valério sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Quem acompanha mais de perto a minha vida profissional sabe que eu trabalhei na campanha do governador José de Anchieta à reeleição, em 2010, como o "homem das redes sociais". Cuidei dessa parte da campanha. Foi uma experiência das mais interessantes da minha vida de comunicador 2.0.


Está chegando a campanha de 2012, quando centenas de candidatos vão disputar as prefeituras e vagas nas câmara municipais das cidade roraimenses. Faz alguns meses que tenho recebido várias consultas sobre o que pretendo fazer no próximo ano: se vou trabalhar para alguém. E algumas propostas também.


Ainda não defini o que vou fazer se vou ou não participar da estratégia de campanha Web de algum candidato, apesar de que já tem alguns potenciais concorrentes ao cargo de vereador querendo conversar. Sei que o fato de ter participado da campanha vitoriosa do governador Anchieta me trouxe ainda mais visibilidade como um profissional de web.


Como é do conhecimento de muita gente, não sou programador, mas tenho bastante conhecimento na área de mídias sociais. Não sei se vou aceitar o convite de alguém pra trabalhar, pois, como se sabe, campanha eleitoral é uma maratona bastante cansativa. E tenho muitos projetos em andamento e outros para tirar do papel, além dos afazeres com os quais já estou comprometido no dia a dia.


No entanto, aconselho aqueles que forem concorrer e quiserem fazer uso das redes sócias para que comecem a montar sua estratégia de campanha na Web o quanto antes. Mas de forma natural e que não pareça estar em campanha. Ainda. Saiba que não se pode obter sucesso nesse campo sem um planejamento bem feito. No mais, é escolher os bons profissionais que estão chegando ao mercado e por a mão na massa.


ALGUNS CONSELHOS


Mas, senhores pré-candidatos, dou-lhes um conselho: não caiam na besteira de criar uma conta no Twitter ou no Facebook apenas com finalidade eleitoral, não. Se ainda não estão nas redes sociais, criem um perfil imediatamente e tentem/comecem a gostar da brincadeira interativa. Construam uma relação sólida e respeitosa com as pessoas, pois ninguém gosta de ser tratado como mercadoria descartável, não.


As redes sociais dão resultado, sim. Mas, para isso, elas devem ser usadas de forma inteligente desde sempre. Esqueçam a ideia de usar o Twitter e o Facebook apenas como palanque eletrônico. As mídias e redes sociais são ambientes para se relacionar, para interagir, para trocar conhecimento e para cativar.


Comecem a falar de ideias que podem vir a se tornar propostas futuras, mas sem ser apelativos. Conversem apenas. Sondem a expectativa dos usuários de forma sutil. Sejam inteligentes no uso das redes sociais, esqueçam a campanha por enquanto. Apenas estejam presentes desde já. Entenderam?


Do contrário nem tentem. Esqueçam.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " As mídias sociais e as eleições 2012 em Roraima "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.