Tags:

Célio Wanderley conseguirá liderar a bancada? Esta é a pergunta que se faz agora

By Luiz Valério quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Na segunda-feira (19), eu escrevi um aqui post falando sobre a escolha do deputado Célio Wanderley (DEM) pelo governador José de Anchieta (DEM) para ser seu líder na Assembleia Legislativa, quando afirmei que o democrata vinha sendo cogitado há algum tempo para a liderança. Antes mesmo da escolha do ex-líder, Joaquim Ruiz (PV). Pontuei que Célio Wanderley é tido entre alguns de seus pares como um deputado absolutamente fiel ao governo, além de ser discreto e que, em seu meio, alguns defendiam há tempos que ele merecia uma chance do governo para uma função de maior destaque.

Desde então, conversando aqui e ali sobre a escolha de Wanderley para a liderança com colegas jornalistas e com alguns outros políticos, tenho escutado alguns comentários que contestam a escolha feita pelo governador Anchieta. De acordo com as análises, Célio Wanderley não tem o perfil necessário para exercer a liderança diante de uma bancada governista desunida e cheia de medalhões com disposição de passar por cima de todos aqueles se colocarem em seu caminho ou que eles entendam ser um empecilho para a satisfação das suas vaidades.

Célio Wanderley tem tido uma atuação tímida como deputado. Faz poucos pronunciamentos, quase nunca usa a tribuna (antes da indicação e de se escolhido como líder essa era a tônica do seu mandato) e fica mais na dele sem se meter em polêmica. Vez ou outra levanta a voz para contestar uma ou outra afirmação de um dos colegas. Mas no meio jornalístico a escolha de Wanderley caiu como uma espécie de surpresa, pois todos consideram que ele não terá o pulso firme necessário para comandar uma base alidada sempre faminta de atenção do governador e nem sempre 100% leal. Quem vive os bastidores da Assembleia Legislativa sabe bem do que estou falando.

Como não tem nem uma semana da nomeação de Wanderley como líder, talvez seja cedo para avaliar ou fazer um prognóstico do seu desempenho. A prática diária nos embates públicos e entre as quatro paredes dos gabinetes da Assembleia é que vai revelar que tipo de líder o governador Anchieta escolheu. Se Wanderley continuar com seu jeito manso e sua passividade costumeiros, será tragado pela oposição sempre aguerrida e faminta por denúncias contra o governo e pelos próprios colegas da base aliada.

Resumindo: ser líder do governo na Assembleia, na atual conjuntura não vai ser tarefa fácil para Célio Wanderley.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Célio Wanderley conseguirá liderar a bancada? Esta é a pergunta que se faz agora "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.