Tags:

Exploração sexual de crianças e adolescentes em debate

By Luiz Valério sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Hoje eu conversei em meu programa de rádio - o Estúdio Verdade, na Rádio Roraima - com a deputada federal Teresa Surita (PMDB) sobre as ações de combate à exploração de crianças e adolescentes. Infelizmente, milhares de crianças ainda continuam a ser molestadas sexualmente por adultos, muitas vezes pelo próprio pai ou alguém próximo da família.

Falamos sobre as duas oficinas temáticas realizadas em Boa Vista, que reuniram aproximadamente 200 profissionais e representantes de diversas instituições para debater sobre a rede de enfrentamento contra o abuso e a exploração sexual em Roraima. Esta é uma temática que precisa ser discutida à exaustão para se encontrar soluções que minimizem a ocorrência de abusos contra crianças e adolescentes.


As oficinas foram realizadas pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, na Faculdade Fares.


A programação fez parte do Encontro da Rede de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Roraima. Questionei a deputada Teresa Surita sobre quais ações efetivas devem sair dessas oficinas e da audiência pública que acontecerá amanhã na Assembleia Legislativa. Teresa disse que o evento desta sexta-feira é que vai definir o que os diversos atores e instituições que trabalham no combate à exploração de crianças e adolescentes vão propor em termos de medidas a serem executadas pelo poder público.


OFICINAS


As oficinas de hoje trataram sobre os parâmetros técnicos e metodológicos que devem ser obedecidos no atendimento a vítimas de violência sexual. Conforme os técnicos que participaram dos eventos, é preciso estabelecer diretrizes e recomendações para garantir um atendimento de qualidade às vitimas. A proposta é identificar quais são as principais potencialidades dessa rede, os desafios enfrentados e o termo de qualificação de atendimento para poder apresentar às autoridades.


Conforme ficou estabelecido, as propostas discutidas nas oficinas serão apresentadas na Audiência Pública, realizada nesta sexta-feira (16), que tem início previsto para as 9 horas, no Plenário Noemia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima. A audiência terá como tema "Principais desafios e propostas de superação no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes em Roraima".


Participaram das atividades desta quinta-feira profissionais do Eixo de Defesa e Responsabilização, como gestores e técnicos da Segurança Pública, Jurídica; Conselho Tutelares; Ministério Público, Defensoria Pública, juizado da Infância, Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA); Sociedade Civil Organizada (CEDCA), entre outros.

 

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Exploração sexual de crianças e adolescentes em debate "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.