Tags:

Aprovado projeto que institui o Mês Municipal de Reflexão sobre a Violência contra Educadores

By Luiz Valério quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O mês de outubro agora será destinado a atividades que estimulem a reflexão sobre a violência contra os educadores. É que foi aprovado, por unanimidade, na Câmara Municipal de Boa Vista projeto que institui no Calendário Oficial do Município de Boa Vista o Mês Municipal de Reflexão sobre a Violência contra os Educadores.

De autoria do vereador Telmário Mota (PDT), o projeto define como violência contra esses profissionais qualquer ato envolvendo agressão física ou moral, ou que resulte em dano patrimonial, contra todos os profissionais que atuam no meio escolar, incluindo professores, dirigentes educacionais, pedagogos, orientadores educacionais, agentes administrativos, entre outros.

O Mês Municipal de Reflexão sobre a Violência Contra os Educadores será celebrado anualmente, durante o mês de outubro e segundo Telmário, quando deverão ser promovidos debates para

sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade em geral acerca do problema;

"Nossa proposta é que sejam criadas interfaces entre a escola e a sociedade, a partir das quais possam ser desenvolvidas políticas públicas voltadas para a melhoria das relações no ambiente educacional, em proveito da qualidade de ensino, dos educadores e dos alunos", acrescenta.

O vereador explicou que a escolha do mês de outubro para a reflexão sobre a violência contra os educadores foi em razão de ser este também o mês em que se comemora o Dia dos Professores, 15 de outubro.

Segundo Telmário, a iniciativa visa criar um momento de encontro e convergência para a reflexão envolvendo a escola, os alunos, pais e a sociedade, no intuito de discutir e buscar soluções para a violência contra os educadores.

"Não se trata de problema localizado, mas disseminado em toda a comunidade escolar. A insegurança e a violência, que têm visibilidade nos espaços públicos, incidem de forma mais sutil no interior das escolas, mas não menos insidiosamente, pois atingem física e moralmente os educadores, e em muitos casos até mesmo seu patrimônio é afetado, como por exemplo, os atos de vandalismo contra os seus veículos", esclarece o parlamentar.

Telmario afirma ainda que estressa, fobias e distúrbios psicológicos são conseqüências da sujeição à violência, comprometendo seriamente o bem-estar físico, psíquico e a qualidade do trabalho dos profissionais vitimizados na escola, repercutindo no próprio desempenho do processo educacional.

Criminalização da violência

O vereador explicou que o teor do Projeto não contempla a criminalização da violência contra os educadores, pois é uma matéria que já é tratada no âmbito do Código Penal brasileiro e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ou seja, a resposta punitiva, nos termos penais ou do ECA,  já existe, com a tipificação do crime ou conduta violenta conforme sua repercussão, seja ela física, moral ou contra a propriedade.

PS - Textos enviado pela Assessora de Comunicação da Câmara Municipal de Boa Vista.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Aprovado projeto que institui o Mês Municipal de Reflexão sobre a Violência contra Educadores "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.