Tags:

Artesãos roraimenses expõem produtos de Roraima em Manaus

By Luiz Valério segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cerca de dez artesãos do Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do Estado de Roraima (SINDEARTER) embarcam nesta segunda-feira (24), para Manaus para participarem no período de 26 a 29 de outubro, da VI Feira Internacional da Amazônia (FIAM).

A comitiva conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER) e do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e Secretaria de Trabalho e Bem Estar Social (Setrabes).

Mais de 2.000 peças genuinamente roraimenses produzidas em fibras, madeira, raízes, folhas e sementes regionais como açaí, buriti, bacaba e outras, transformadas em cestos, conjunto de cadeiras e mesas de madeira, pulseiras, brincos, tipitis, jamanxim e outros materiais adquiridos nos rios e lagos do interior de Roraima estarão sendo expostos e comercializados no stand da Feira.

De acordo com a presidente do SIDEARTER, Malú Campos, toda a produção é desenvolvida com elementos indígenas representada pelas tribos Yanomami, Wapixana, Macuxi e outras.

"Nós produzimos aqui o que há de melhor em artesanato indígena, todas as peças confeccionadas são de materiais que iriam ser descartados, mas nós aproveitamos e transformamos o lixo em luxo", disse.

A presidente ressaltou a importância e valorização do apoio da FIER e governo "o artesanato é a base da nossa indústria, por isso é importante a nossa participação em eventos de grande porte como esse, e sem o apoio, talvez o nosso artesanato não fosse reconhecido por outros Estados".

A Feira contará também com a exposição de mais de 500 peças em pedras preciosas e semi preciosas de topázio, águas marinhas, nióbio, ametista e uma coleção de minérios brutos e pedras lapidadas que serão expostos pelo Sindicato da Indústria Extrativista Mineral e dos Garimpeiros do Estado de Roraima (SINDIGAR) juntamente com o SINDIJÓIAS.

O presidente do Sindijóias, Ivan Colares disse que a participação do seu segmento na Feira é um incentivo muito bom, "esse é um evento internacional em que vários Estados e Países se farão presentes e o mais importante, conhecerão os produtos da região amazônica, e Roraima será um deles", disse.

Todas as peças foram empacotadas na manhã deste domingo (23), na Sede do SINDEARTER, e vão ser embarcadas na manhã desta segunda-feira.

A Feira tem o objetivo de divulgar oportunidades para negócios, atração de investimentos, promoção e identificação de parcerias técnico-científicas e público-privadas, estímulo a exportações, incremento do fluxo de turistas e viabilização de parcerias para o setor, mostra de programas e projetos de políticas públicas e promoção comercial de produtos nos nove Estados da Amazônia.

Marcadores:

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Artesãos roraimenses expõem produtos de Roraima em Manaus"

ADD COMMENT

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.