Briga pelo poder prejudica população de Baliza e Caroebe

By Luiz Valério segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Exibir mapa ampliado

A situação dos municípios do sul de estado é preocupante. A disputa pelo poder em Caroebe e São João da Baliza, que atende mais aos interesses de grupos políticos do que às necessidades da população, deixa os habitantes órfãos de uma administração eficaz.

Eu estive nos dois municípios nesse final de semana. Em São João da Baliza, o prefeito Chico Maia foi reconduzido à prefeitura na sexta-feira passada pela justiça e recomeça o trabalho nesta segunda-feira. Há um mês, quando estive lá, Baliza estava inundada de lixo e a população reclamava de orfandade política.


Chico Maia diz que vai retomar os serviços essenciais, como Saúde e coleta de lixo. A vice-prefeita Maria de Jesus, que faz o jogo de um grupo político há muito estabelecido na região, nada fez enquanto esteve no poder. A população de Baliza tem sido amplamente prejudicada pela briga política de pessoas que demonstram não estar preocupadas com o bem-estar da população.

CAROEBE À DERIVA

Em Caroebe, a situação não é diferente. O prefeito Arnaldo Muniz vive uma ciranda de deposições sucessivas e a cidade está meio à deriva. O vice-prefeito Paulo César Ortiz está há menos de 15 dias no poder e seus aliados dizem que ele tem condições de fazer um bom trabalho. Mas a indefinição administrativa deixa a cidade como um barco sem capitão.

Na última sexta-feira (11), a Câmara Municipal se reuniu para votar a cassação definitiva de Muniz, mas na hora H um dos vereadores que tinham fechado com a oposição para cassar o gestor voltou atrás. A população ficou revoltada. Era preciso cinco votos para cassar o prefeito. Integrantes da oposição dizem que o vereador que amarelou vendeu seu voto. Como a votação foi secreta, não dá para saber quem é o suposto traidor.

CENÁRIO DESOLADOR

Mas cenário urbano dessas duas cidades chega a ser desolador. Falta limpeza urbana, capina, iluminação, melhor cuidado das ruas, dos equipamentos e veículos públicos, etc. Quando a justiça concede uma liminar devolvendo o poder ao prefeito Arnaldo Muniz a Câmara tenta cassá-lo, novamente. Em Baliza, Chico Maia me disse saber que ainda não vai ter sossego e não descarta a possibilidade de sofrer novo revés em decorrência da luta pelo poder.

E eu repito: tudo isso apenas para satisfazer o ego de caciques políticos pouco comprometidos com o desenvolvimento daquela região, pois o grupo político que deu as cartas durante anos naquela região pouco ou quase nada fez para que Baliza e Caroebe alcançasse algum desenvolvimento.

JUVENTUDE DESCRENTE

Enquanto eu girava a cidade de São Luiz em busca de material jornalístico, conversei com uma jovem comerciária sobre como tem sido a vida na cidade. Sua resposta: “É triste, ninguém faz nada pela nossa cidade. Não temos nenhuma opção de lazer, por exemplo. Trabalho, então, nem se fala”. Ou seja, desolação total.

Depois volto a escrever minhas impressões sobre as cidades do sul de Roraima.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Briga pelo poder prejudica população de Baliza e Caroebe"

ADD COMMENT
  1. Será que a população ainda não cordou que esse jogo politíco parte do nosso governador Anchieta Junior. Ele disse que no mandato dele Arnaldo Muniz não ficava... com tudo isso somente a popúlação que perde.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.