Começa a semana que pode definir o futuro de Roraima

By Luiz Valério segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
Entramos numa semana de acontecimentos políticos importantes nos níveis micro e macro para o Estado de Roraima. Os membros das casas legislativas estadual e municipais devem se debruçar sobre as propostas orçamentárias do Estado e dos municípios roraimenses, com destaque para a capital Boa Vista. Mas é provável que as discussões sobre orçamento perdurem até o apagar das luzes deste mês de dezembro.

Outro assunto, certamente o mais interessante assunto da semana, é o julgamento da representação eleitoral proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o governador José de Anchieta (PSDB), agendado para a sexta-feira, 16. Depois de dois adiamentos em decorrência de pedidos de vista dos membros do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desfecho do julgamento deve acontecer finalmente na sexta-feira.

Imprevisível a decisão dos juízes eleitorais. Depois de ser o primeiro a pedir vista do processo, alegando desconhecimento do seu conteúdo, o juiz Paulo Cezar Dias de Menezes se pronunciou pela improcedência das alegações da representação e votou pela não cassação, deixando o placar em 2 votos a 1 pela cassação.

Paulo César disse categoricamente que, não obstante a lisura sempre apresentada pelo MPE em suas ações, essa representação contra o governador Anchieta carece de provas cabais de que as condutas vedadas alegadas pelo órgão ministerial foram, de fato, praticadas na eleição de 2010. Quais sejam: gasto exagerado na campanha e pagamento irregular de eleitores (em espécie), compra e distribuição supostamente irregular de 45 mil camisetas amarelas e contratação da empresa de guarda transporte de valores, TRANSVIG, para cuidar dos recursos da campanha.

Os argumentos do magistrado ensejaram o pedido de vista do desembargador Alcir Gursen de Miranda, que viu gravidade nas conclusões do colega toga sobre a falta de provas para todas as acusações e quis se debruçar mais detidamente na análise do conteúdo da representação. O importante é que, antes que se apaguem as luzes deste ano de 2011, essa questão seja resolvida e a população de Roraima saiba se terá um futuro tranqüilo ou sombrio. Aguardemos.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Começa a semana que pode definir o futuro de Roraima "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.